Bienal Jovem 2017

Composição do júri da Jov’arte

04.07.2017

A Jov’arte - Bienal Jovem 2017, iniciativa que visa distinguir o trabalho de jovens artistas no campo das artes visuais e estimular a criação artística inovadora, já tem júri constituído.

• Composição do júri da Jov’arte

Patrícia Silva, André Martins, Guida Fonseca, João Silvério e Kátia Sá irão avaliar as obras as concurso, tendo em conta critérios de qualidade artística, técnica e criativa, mas também pela sua relevância e caráter inovador, sendo atribuídos prémios no valor de 1.500 euros, mil euros e 500 euros para o primeiro, segundo e terceiro classificado, respetivamente. Ao vencedor será dada ainda a oportunidade de realizar uma exposição individual, num dos espaços municipais.

Constituição júri:

Patrícia Silva

Chefe da Divisão de Cultura, do Departamento de Cultura, Desporto e Juventude (em representação do presidente da Câmara Municipal de Loures);

André Martins

Nascido em 1994, vive e trabalha em Lisboa. Encontra-se atualmente a concluir a licenciatura em Arte Multimédia na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Participou em exposições coletivas e em residências artísticas, em Portugal e na Polónia. Em 2015, foi galardoado com o 1.º prémio da bienal Jov'Arte, promovida pela Câmara Municipal de Loures e é neste momento um dos finalistas do prémio Sonae Media Art.

Guida Fonseca

Nasceu em 1955. Artista têxtil que cria e executa as suas peças e expõe, regularmente, em Portugal e no estrangeiro. Colaborou na organização dos II, III e IV Simpósios Internacionais de Tapeçaria Contemporânea, realizados pela Câmara Municipal de Loures. Em 2016 foi convidada a representar Portugal na 15th International Triennial of Tapestry, em Lodz, na Polónia. É formadora do CEARTE nas disciplinas de Tapeçaria, Tecelagem e Tinturaria.

João Silvério

Nasceu em 1962. Mestre em Estudos Curatoriais pela Faculdade Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Em 2003, inicia a sua atividade como curador independente, organizando diversas exposições a nível nacional e internacional. É curador da coleção de arte contemporânea da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Em outubro de 2007, cria o projeto independente “Empty Clube”, que tem apresentado projetos de artistas, designers e arquitetos.

Kátia Sá

Nasceu em 1977. É artista visual e professora do Curso de Artes Visuais, Tecnologias e Multimédia da Escola Superior de Educação de Lisboa. É cofundadora do ParticipART – Criação, Comunidade e Desenvolvimento, um projeto apoiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Colabora com artistas provenientes de diversas áreas, como o teatro, a música e as artes visuais. O seu trabalho tem sido apresentado a nível nacional e internacional.