Apoio ao movimento associativo

Espaço A já está em funcionamento

26.06.2017

A Casa do Adro, em Loures, acolheu, no dia 21 de junho, a cerimónia de inauguração do Espaço A, um novo serviço municipal que dará apoio técnico ao movimento associativo popular.

• Espaço A já está em funcionamento

O associativismo popular desempenha um papel fundamental e insubstituível na sociedade portuguesa e, em Loures, não é exceção. Reconhecendo o seu papel, a Autarquia decidiu reforçar os apoios e as parcerias com o movimento associativo: construiu o Portal do Movimento Associativo; aprovou um novo regulamento de apoios, com regras claras e equitativas; atribuiu um novo papel e uma nova relevância aos conselhos municipais do Associativismo e de Juventude; e reforçou os apoios financeiros ao movimento associativo. Agora, acaba de nascer um instrumento fundamental nesta nova política de apoios: o Espaço A, um gabinete de apoio técnico, que irá disponibilizar um conjunto de novos serviços e respostas dirigidos às associações.

“Decidimos introduzir uma significativa mudança na política de apoio ao movimento associativo, pois consideramos que o mesmo desempenha um papel fundamental e insubstituível na sociedade”, começou por afirmar o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, responsável pelo Departamento de Cultura, Desporto e Juventude, que abriu a cerimónia.

Paulo Piteira salientou também que este novo serviço municipal “vem criar novas medidas, instrumentos e dinâmicas de apoio ao associativismo popular”, caraterizando-o como “a escola da democracia, onde se aprende a eleger e a prestar contas”.

Bernardino Soares marcou igualmente presença nesta inauguração, saudando todos os presentes que “representam uma força enorme de transformação social e democrática, no país e no nosso concelho. Não é desperdício continuar a sublinhar que, sem o movimento associativo popular, a vida das populações não seria a mesma”. O presidente da Câmara Municipal de Loures lembrou ainda que o acesso generalizado à cultura torna indispensável o contacto com o movimento associativo.

“Com a abertura do Espaço A, vai ser possível difundir o que de melhor se faz no nosso concelho ao nível do associativismo popular. Passamos a ter um novo patamar de apoio que vai ajudar a dar respostas aos problemas das associações. Com este novo serviço, queremos ter um movimento associativo mais forte e organizado, capaz de servir melhor os nossos munícipes”, concluiu o autarca.

Já Augusto Flor, presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, salientou que o Município de Loures passa a ser pioneiro em diversas valências, com a criação do Espaço A.

A cooperação entre o poder autárquico e o poder autárquico associativo, um futuro que reconheça o papel do movimento associativo, bem como dos dirigentes voluntários e benévolos e um diagnóstico estratégico, foram alguns dos temas que marcaram a intervenção de Augusto Flor.

O coordenador do Espaço A, Sérgio Pratas, fez uma breve caraterização do associativismo popular, tendo também apresentado o novo serviço municipal – funções e projetos, funcionamento, equipa técnica e notas finais.

Após a ordem de intervenções, procedeu-se à cerimónia de assinatura dos contratos-programa e acordos de colaboração com as várias associações do concelho, no âmbito do Desporto Mais, Mais Formação, Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, dos agentes musicais, grupos de danças e cantares e dos grupos de teatro.

A cerimónia contou ainda com diversos apontamentos musicais, protagonizados por Aldara Medeiros, solista de clarinete da Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures.

Espaço A: apoio ao movimento associativo

Espaço A: ‘A’ de apoio; ‘A’ de associações. Assim nasce o novo serviço municipal, que consiste num gabinete que procura apoiar o movimento associativo nos seus pontos fracos, bem como criar condições para aproveitar estas oportunidades ao máximo.

O Espaço A – situado na Casa do Adro, junto à Igreja Matriz de Loures – disponibilizará às associações os seguintes serviços: apoio à instrução de candidaturas externas ao Município, consultoria técnica nas áreas da Comunicação, Obras, Licenciamento de obras, Protocolo, Gestão de arquivos, Jurídica, e da Contabilidade e Fiscalidade.

Como funciona o Espaço A? A cedência de instalações para reuniões e a consultoria técnica deverão ser marcadas previamente no local, por telefone, correio eletrónico, no Portal do Movimento Associativo, ou através dos técnicos de zona.

O atendimento será feito de terça a sexta, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 21h00 e, aos sábados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Durante o horário de verão (15 de julho a 15 de setembro), o Espaço A funcionará de segunda a sexta, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Mais informações através do contacto 211 151 175, ou do endereço eletrónico espacoa@cm-loures.pt