Festas de Loures

Ana Moura, Miguel Araújo e Tito Paris são cabeças de cartaz

23.06.2017

Música, atividades desportivas e muita animação, por vários palcos e ruas da cidade de Loures, é o convite feito a milhares de pessoas que são esperadas nas Festas de Loures, entre 21 e 26 de julho.

• Ana Moura, Miguel Araújo e Tito Paris são cabeças de cartaz

“As Festas de Loures são um momento alto no nosso concelho, não só porque se assinala o seu aniversário, mas também porque, no atual mandato, voltaram a ser um momento de grande importância na vida da população e na animação cultural e recreativa do nosso concelho”, começou por dizer o presidente da Câmara de Loures na conferência de imprensa de apresentação das Festas que decorreu, no dia 22 de junho, nos Paços do Concelho.

“A diversidade que nos une” é o lema escolhido, este ano, para as Festas de Loures, “procurando fazer sentir e demonstrar que somos um concelho com as mais diversas proveniências dos seus habitantes e com culturas muito diferentes, e isso tem reflexo no programa das Festas”, esclareceu Bernardino Soares.

Paulo Piteira apresentou o programa que explicou “ter tudo a ver com as características do concelho que temos: diverso, plural, onde há um conjunto de comunidades que formam a comunidade que somos, mas que tem culturas próprias e que também queremos pôr em evidência”.

Relativamente ao recinto das festas, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, adiantou que vai haver espaços “mais vocacionados para artistas e agentes locais, e outros palcos para nomes mais consagrados da música portuguesa”.

Miguel Araújo, Ana Moura e Tito Paris nas Festas de Loures

Este ano as Festas trazem duas novidades: voltam a ter palco na zona oriental do concelho, com o espetáculo de Miguel Araújo, a 14 de julho, no pavilhão do Sacavenense, e ocupam um espaço renovado na cidade de Loures, em virtude das obras de revitalização urbana que estão em fase de conclusão.

No Pavilhão Paz e Amizade, palco principal das Festas, esperam-se, no dia 21 de julho, Ana Moura, e no dia 22, Tito Paris, acompanhado de Dany Silva e Filipa Pais.

O palco do Jardim Major Rosa Bastos, como habitual, estará destinado a diferentes expressões musicais, desde a música étnica, passando pelo folclore, cante alentejano, fado, pop – com destaque para Rita Redshoes, no dia 21 de julho – que têm como objetivo ir ao encontro de uma maior diversidade de públicos. Também aqui decorrerá a Feira Saloia, com a participação de ranchos e grupos etnográficos, de produtores e comerciantes locais.

Já no largo 4 de Outubro, no Palco Jovem, os visitantes terão oportunidade de assistir aos concertos de Jahvai (23 julho), Dead Combo (24 de julho) e Kumpania Algazarra (25 de julho).

No programa destaca-se também a diversidade de atividades, como o desporto, exposições, feiras e espetáculos de rua.

O orçamento previsto para a edição deste ano das festas de Loures é de 270 mil euros, mas parte desse valor será financiado por patrocinadores.

A entrada nos espetáculos é livre.