Almoço convívio

Bombeiros do Zambujal comemoram o 86.º aniversário

16.06.2017

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Zambujal celebrou, no dia 11 de junho, o 86.º aniversário, num almoço convívio que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

• Bombeiros do Zambujal comemoram o 86.º aniversário

As comemorações do 86.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Zambujal, em São Julião do Tojal, tiveram início com uma romagem ao cemitério, tendo o seu ponto alto acontecido com um almoço convívio, que contou com a presença de associados, amigos e simpatizantes desta corporação de bombeiros.

“Quero desejar muitas felicidades na continuação do trabalho desta corporação de bombeiros, em prol do bem-estar da população”, começou por dizer Bernardino Soares, que marcou presença no almoço convívio. O presidente da Autarquia lembrou a situação atual dos bombeiros portugueses, que continuam a ver reduzidas as verbas transferidas pela Administração Central. “Não se neguem às vossas exigências, mantenham-se sempres disponíveis; este assunto não pode ser encerrado”, reforçou o autarca.

Bernardino Soares ressalvou também que o Município se encontra a finalizar o processo de criação do Regulamento de Apoio ao Associativismo e ao Voluntariado. “A Câmara reconhece o Estatuto Social do Bombeiro, bem como considera que o mesmo deve ser consagrado em Assembleia da República. O caminho não passa por diminuir os apoios e direitos dos bombeiros, mas sim o inverso”, concluiu o autarca.

Já João Florindo, presidente da União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal, considerou importante este tipo de iniciativas, “pois permitem a união entre as pessoas”. A corporação de bombeiros do Zambujal vai realizar uma nova campanha para aquisição de uma nova viatura de auxílio à população e, nesse âmbito, João Florindo anunciou que a Junta de Freguesia contribuirá com 15 mil euros para esta causa.

Norberto Fernandes, presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Zambujal, agradeceu o esforço da Câmara Municipal no apoio financeiro que tem dado às corporações de bombeiros do concelho, bem como no aumento da alimentação aos bombeiros. O presidente da direção estendeu igualmente o seu agradecimento à União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal, pela disponibilidade financeira, logística e material.

A intervenção de Norberto Fernandes ficou ainda marcada por críticas à Administração Central, pelos cortes de verbas e penalizações que as associações de bombeiros portugueses têm sofrido nos últimos tempos.

No dia 10 de junho, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Zambujal celebrou também o 154.º aniversário de atividade da Banda de Música, com a realização de um simulacro e de um concerto comemorativo de aniversário.

Presentes no almoço convívio estiveram também o comandante operacional do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loures, Joaquim Vicente, e o comante da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Zambujal, Sérgio Mendes.