Loures

Visita ao Arquivo Municipal

14.06.2017

No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, a Câmara Municipal de Loures promoveu uma visita guiada ao Arquivo Municipal.

• Visita ao Arquivo Municipal

Trabalhadores da Autarquia, bem como a população do concelho, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e o funcionamento do equipamento, no dia 9 de junho.

O Arquivo Municipal de Loures, inaugurado em 2009, tem cinco pisos: dois à superfície e três subterrâneos com oito depósitos, nos quais os documentos estão distribuídos em estantes convencionais e compactas elétricas.

O atendimento é direcionado aos serviços internos e também aos munícipes para consulta de documentação. Os processos relacionados com obras são os mais consultados, sendo facultados presencialmente e em suporte digital.

Em relação às reuniões de câmara, estão todas descritas, digitalizadas e acessibilizadas no Portal do Arquivo Municipal desde 1906. A missão do Arquivo de Loures consiste em defender e salvaguardar o património documental, através da organização de exposições e com a realização de atividades culturais, junto das escolas e no próprio espaço, como são os casos do Mistério no Arquivo, para crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, e a oficina Escrita com Pena, sobre a história dos instrumentos e suportes da escrita, dirigida às escolas.