Salemas

Arte urbana na aldeia

13.06.2017

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, através do curso de Artes Visuais e Tecnologias, deu a conhecer, no dia 9 de junho, o projeto de intervenção de arte pública, desenvolvido nas paredes exteriores da União Recreativa e Social de Salemas, Lousa.

• Arte urbana na aldeia

A intervenção de arte urbana em Salemas, pela Escola Superior de Educação (ESE), surgiu ao abrigo do acordo assinado, em julho de 2016, com a Câmara Municipal de Loures, o que permitiu a esta escola colocar em campo um projeto artístico de investigação no domínio das artes.

O mural, pintado num espaço exterior da coletividade, que pretende ser “um lugar de convívio e descanso” para a população local, foi projetado e orientado pelos professores da ESE, Sílvia Castro e José Pedro Regatão, que contaram com a colaboração de Joana Matos, também professora, e de seis alunos do Curso de Artes Visuais e Tecnologias.

O projeto piloto dos Laboratórios de Experimentação Artística (LEA), desenvolvido pelo Município de Loures, que prevê a realização de projetos artísticos dedicados à realidade do concelho, permitiu “embelezar” os espaços da União Recreativa e Social de Salemas, afirma Magda Matias, presidente da coletividade. Segundo a mesma, “a nossa missão é abrir mentalidades” e numa aldeia este projeto “faz a diferença”, tendo-se tornado “um acontecimento”, como contou José Pedro Regatão.

“Dedicado à história de Salemas”, para Sílvia Castro, este projeto “é o resultado de uma linguagem plural, que resulta numa única linguagem”, havendo “todo um trabalho de investigação” com “recolha de material visual e da história da comunidade”. Segundo a professora, o trabalho no mural serve também para “os alunos perceberem o que é um local de aprendizagem informal e perceberem as plataformas de trabalho que terão futuramente”.

A inauguração oficial do mural realiza-se no dia 24 de junho, primeiro dia da Festa Anual de São João Batista.