Assine. Participe.

Petição pela expansão do Metro já tem mais de 3 mil assinaturas

07.06.2017

A recolha de assinaturas pela expansão da rede de metropolitano no concelho de Loures vai percorrer vários locais, tendo começado, no dia 6 de junho, junto ao terminal do metro do Campo Grande.

• Petição pela expansão do Metro já tem mais de 3 mil assinaturas

Depois de apresentada, no dia 5 de junho, em Santo António dos Cavaleiros, a Petição Pública, segue agora viagem por vários locais do concelho e terminais da rede de metropolitano. Até ao momento, já foi possível recolher mais de três mil assinaturas online e em papel.
No dia 6 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, participou na recolha de assinaturas, que teve lugar no terminal do metro do Campo Grande, em Lisboa, sensibilizando os cidadãos para a causa defendida pelo Município.
Hoje, dia 7, às 17h, a petição será apresentada na Urbanização do Real Forte, em Sacavém, podendo ser assinada no local, ou, a partir das 17h30, no metro da Gare do Oriente.
As reivindicações da Câmara de Loures surgem na sequência do anúncio feito pelo Governo de que o Metropolitano de Lisboa iria ter mais duas estações até 2022, bem como o metro do Porto, com mais três estações, além de investimentos de cerca de 200 milhões de euros nas linhas da Beira Alta, Douro, Minho, Norte e Algarve.
De acordo com o texto da Petição, Loures é dos concelhos limítrofes de Lisboa, aquele que não tem nenhuma alternativa eficiente e acessível de transporte em carril, obrigando dezenas de milhares de pessoas por dia a utilizar o transporte rodoviário, em particular a viatura própria. Acrescem ainda todos os que, quer da região oeste, quer de Vila Franca de Xira, atravessam o concelho de Loures em direção a Lisboa e que potencialmente poderiam ser utilizadores do metro.
Esta situação tem elevados custos económicos e ambientais, degrada a qualidade de vida da população afetada e constitui um entrave ao desenvolvimento do concelho. As deslocações são mais demoradas, mais caras e menos confortáveis, sendo que o elevado fluxo de viaturas privadas agrava também as dificuldades de trânsito e estacionamento da cidade de Lisboa.
Neste sentido, a Câmara Municipal e a população do concelho de Loures exigem o desenvolvimento e concretização da extensão do Metropolitano ao concelho de Loures, por um lado, a Santo António dos Cavaleiros, Loures e Infantado, por outro, à Portela e a Sacavém, sem prejuízo das melhorias necessárias em outros meios de transportes que operam no concelho.

Assine a Petição