Loures InSS

Feira de boas-práticas ambientais

07.06.2017

Decorreu no Parque Adão Barata, em Loures, entre 2 e 5 de junho, a 2.ª edição do Loures InSS, uma feira dedicada ao ambiente, que terminou com um Seminário no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte.

• Feira de boas-práticas ambientais

A Loures InSS, feira dedicada ao ambiente, iniciou-se com o hastear da Bandeira Verde de Município ECO XXI, símbolo conquistado no final do ano passado e que reconhece as boas-práticas do Município na promoção de sustentabilidade e qualidade ambiental, seguindo-se a entrega dos prémios Ecovalor, distinções ambientais atribuídas pela Valorsul à comunidade escolar. Anteriormente, no estacionamento do Parque Adão Barata, tinha sido inaugurado o posto de carregamento elétrico automóvel.

As cerimónias contaram com a presença de Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures,  Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico, e Tiago Matias, vereador responsável pelo pelouro do Ambiente da Autarquia. Marcaram também presença a presidente da Assembleia Municipal, Fernanda Santos, o vereador António Pombinho, o presidente da Junta de Freguesia de Loures, Manuel Glória, e a representante da Associação Bandeira Azul da Europa, Tânia Vicente, entre outras entidades.

Valorizar as potencialidades ambientais do concelho e transmitir à população preocupações de boas-práticas ambientais, e de cidadania, foi o principal objetivo da segunda edição da Loures InSS – Inovação, Sustentabilidade e Sociedade, uma iniciativa da Câmara Municipal de Loures em parceria com o Instituto Superior Técnico.

Na abertura oficial da feira ambiental, Carlos Martins reconheceu à Câmara de Loures “o mérito pelo pioneirismo na área do ambiente” e o seu trabalho na área hídrica, afirmando que “são os bons exemplos que fazem os outros seguir bons caminhos”.

Bernardino Soares, na sua intervenção, afirmou que a Loures InSS “espelha a preocupação que o Município tem com as áreas do Ambiente”, tendo salientado as várias medidas ambientais tomadas pela Autarquia, reconhecendo que “temos de continuar a trabalhar porque é necessário incentivar novos comportamentos na sociedade “.

Esta feira permitiu aos visitantes conduzir veículos elétricos de várias marcas, participar em diversos ateliês científicos e de reutilização criativa, e adquirir novos conhecimentos sobre o ambiente e as energias renováveis. Esta edição da Loures InSS contou ainda com uma Ecomostra, que integrou várias exposições, em que foram entregues os prémios relativos ao Programa O Círculo Mágico. Ao longo dos três dias, a feira contou com várias outras atividades direcionadas para a proteção e valorização do ambiente.

Seminário encerra Loures InSS

No Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, realizou-se o Seminário Loures InSS 2017, no qual foram debatidas diversas temáticas ligadas à Inovação, Sociedade e Sustentabilidade Ambiental e cuja abertura coube a Bernardino Soares, para quem “esta iniciativa procura trazer às práticas públicas do Município a questão da sustentabilidade e da inovação para a sociedade”, tornando-se necessário tomar decisões que se aproximem das populações, “porque significam ganhos na qualidade de vida das pessoas”. Referiu também que “consideramos imprescindível a questão dos transportes públicos pelo que, ainda hoje, lançámos uma Petição que visa a extensão do Metropolitano no concelho de Loures”.

O Seminário contou com a participação de Isabel Dias, Membro do Conselho de Administração do Polo de Loures,  Campus Tecnológico e Nuclear do Instituto Superior Técnico, Rui Pinheiro, presidente da Associação de Defesa do Ambiente de Loures, Anália Torres, da Valorsul, Nuno Bonneville, da MOBI-E - Mobilidade Eléctrica, Filipe Delgado, da Força Aérea Portuguesa, José Archer, presidente da Associação “Bandeira Azul da Europa” e Rui Faria, da IKEA Portugal.

Ao encerrar o Seminário, Tiago Matias, vereador da Autarquia de Loures, afirmou que “é fundamental trabalhar com entidades públicas, com empresas e com as áreas de investigação”, porque “somos um concelho mais sustentável ao conciliarmos e partilharmos mais informação”, salientando, ainda, o papel da Agência Municipal de Energia de Loures.