Reunião de Câmara

Município requalifica parques infantis

18.05.2017

A Câmara Municipal de Loures aprovou, em reunião realizada no dia 17 de maio, a proposta de requalificação de dois parques infantis, na Bobadela e na Manjoeira.

Município requalifica parques infantis

Apesar de ainda ter de ser apresentada à Assembleia Municipal, a proposta de contrato interadministrativo a estabelecer com a União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, bem como com a União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal, para a requalificação de dois parques infantis, foi aprovada.
Em causa está a remodelação do parque infantil “O Sonho da Criança”, na Rua Egas Moniz, na Bobadela, e do Espaço de Jogo e Recreio da Rua 1.º de Maio, na Manjoeira, representando um investimento partilhado, entre a Câmara Municipal (70%) e as uniões de freguesias (30%), de cerca de 130 mil euros.
“Estamos a tentar encontrar soluções para um grande problema, de dimensão e importância, que é o estado de conservação e manutenção dos parques infantis do Município”, referiu Paulo Piteira.
O vice-presidente da Câmara de Loures frisou o trabalho de levantamento feito pela Câmara Municipal, em parceria com as juntas de freguesia, que permitiu “identificar um conjunto de situações e definir prioridades”. Paulo Piteira relembrou a “vasta rede” de parques infantis do Município, que ascende a mais de 90 unidades, vindo à Reunião de Câmara os primeiros dois de um lote de oito equipamentos considerados prioritários. De acordo com o vice-presidente da Autarquia “a pretensão é que a remodelação dos parques infantis tenha início ainda este mandato”.

Cedência de instalações
Aprovado foi também o contrato de utilização de imóvel municipal, entre a Câmara de Loures e a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos (ARPI) da Bobadela. A cedência de instalações no Mercado da Bobadela, que se encontra parcialmente desativado, surge, assim, como uma “necessidade urgente e uma solução para substituir o espaço que associação ocupa atualmente”, referiu a vereadora com o pelouro da Coesão Social.
A ARPI da Bobadela “funciona num primeiro andar de um prédio de habitação, com acesso difícil, em que o espaço é manifestamente insuficiente para as atividades que promovem e que querem vir a desenvolver”, explicou Maria Eugénia Coelho, ressalvando, no entanto, que as obras de requalificação do imóvel cedido pela Autarquia serão da responsabilidade da associação.
A Câmara Municipal de Loures aprovou ainda a celebração de um protocolo entre o Município, a União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação e a Casa do Concelho de Armamar, para a utilização de um espaço no mercado coberto de Camarate, no Bairro de Angola.
Além da preservação e dinamização do mercado e da promoção do intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas, o protocolo tem como objetivo prestar apoio à população natural e descendente do concelho de Armamar residente na Área Metropolitana de Lisboa, promovendo a sua integração social e comunitária. Tem ainda como objetivo cooperar com o Município de Armamar nos setores da educação e do turismo e quaisquer outras atividades que promovam o convívio entre os armamarenses.