Cooperação Externa

Encerramento do projeto Redes II em Bruxelas

05.05.2017

Entre os dias 22 e 24 de março, a Câmara Municipal de Loures marcou presença em Bruxelas, onde teve lugar a reunião de encerramento do projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Educação mais Eficiente (Redes II), do qual Loures é a entidade executora.

• Encerramento do projeto Redes II em Bruxelas

O projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Educação mais Eficiente realizou, no dia 22 de março, a reunião final de parceiros, momento que permitiu avaliar as concretizações e os desvios registados nas ações realizadas em Portugal, Alemanha, Holanda e Espanha (Galiza), assim como analisar oportunidades para a continuidade desta parceria, alargada, de dinamização de práticas de Educação para a Cidadania Global.

Durante o decorrer do último ano, o Redes II consolidou os contactos com os municípios parceiros, fortalecendo a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, desenvolvendo um conjunto de atividades, das quais se destacam: reforço de competências dos parceiros da Rede, através de formações e workshops em matérias distintas, nomeadamente, Gestão do Ciclo de Projeto, Art of Hosting e elaboração de projetos na área da Educação para o Desenvolvimento; realização de exposições de promoção de Educação para a Cidadania Global, relativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); reestruturação do site e a sua dinamização mais atempada e completa, bem como a participada conferência internacional sobre Cooperação Descentralizada.

Nos dias 23 e 24 de março, a Câmara Municipal de Loures teve ainda a oportunidade de representar o projeto Redes II no encontro Exchange Hub, organizado pela equipa do DEAR (Educação e Sensibilização para o Desenvolvimento). Este encontro teve como objetivo identificar, analisar, sintetizar e documentar as questões concretas e específicas dos projetos apurados e facilitar a ligação em rede dos atores envolvidos, potenciando o valor acrescido para os futuros projetos DEAR, apoiados pela Comissão Europeia.