Ir para o Conteúdo

Museu de Cerâmica de Sacavém

À Conversa com… convida Maria Filomena Rocha Lopes

28.04.2017

O Museu de Cerâmica de Sacavém recebeu, no dia 22 de abril, mais uma sessão da iniciativa À Conversa com…, que teve como convidada a historiadora Maria Filomena Rocha Lopes.

 

  • À Conversa com… convida Maria Filomena Rocha Lopes
  • À Conversa com… convida Maria Filomena Rocha Lopes
  • À Conversa com… convida Maria Filomena Rocha Lopes

 

Esta conversa faz parte de um conjunto de conversas temáticas que se encontram a decorrer ao longo de 2017, no Museu de Cerâmica de Sacavém.

O tema da conversa, escolhido para o mês de abril e integrado nas comemorações do 25 de Abril, tem como ponto de partida a tese de doutoramento de Maria Filomena Rocha Lopes, subordinada ao tema O sindicalismo português entre 1933 e 1974: orientações políticas e estratégicas do Partido Comunista Português para a luta sindical.

Neste trabalho, a historiadora deu a conhecer os condicionalismos do sindicalismo português com a institucionalização do Estado Novo que, enquanto regime autoritário e corporativista, procurou ilegalizar e acabar com as organizações sindicais livres.

Os elementos apresentados foram ilustrados com referências a personalidades envolvidas e a episódios de resistência, que se desenvolveram no sentido de contrariarem o que era imposto pelo novo regime político. Algumas destas ações foram traduzidas em marchas de fome, lutas pelo pão, movimentos de protesto e greves, que ocorreram de norte a sul do país.

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora