Loures

Seminário debate riscos e oportunidades na internacionalização das empresas

12.04.2017

O Seminário Internacionalização do seu Negócio, Relevância e Riscos, realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Loures, no dia 5 de abril, teve como objetivo elucidar os empresários sobre a expansão internacional dos seus negócios.

• Seminário debate riscos e oportunidades na internacionalização das empresas

A abertura do seminário coube a António Pombinho, vereador responsável pela Divisão de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Loures, que destacou a importância da Loures Investe e dos seus parceiros no apoio às empresas do concelho, realçando que esta agência municipal já “acompanhou projetos de investimento no valor de 150 milhões de euros de investimento, que se traduziram na criação 1100 postos de trabalho”.

Referindo-se à questão da internacionalização de empresas, o vereador alertou, os mais de 20 empresários presentes, para “todas as dificuldades que qualquer processo tem”, razão que levou a Autarquia a promover este seminário com o intuito de dar a conhecer as oportunidades e os apoios existentes para a internacionalização das empresas, reduzindo o risco dos investimentos.

Maria João Gomes, da AICEP, Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, e Pedro Magalhães, que representou a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), foram os oradores deste seminário que abordou vários temas dedicados à internacionalização empresarial. Segundo Maria João Gomes, “em todos os mercados há oportunidades” mas, como referiu Pedro Magalhães, “não existem mercados ideais”, pelo que antes de dar o passo para a internacionalização de uma empresa “é essencial planear”.

Os oradores apontaram os aspetos positivos e riscos da internacionalização de negócios, realçando a necessidade da inovação e diferenciação, com a representante da AICEP a aconselhar os empresários a apostarem na educação e a captarem estudantes qualificados, nacionais e estrangeiros, para os seus projetos.

O seminário contou ainda com a presença de Eduardo Pires, CEO da Ceramed – Cerâmicas para Aplicações Médicas, SA, que apresentou a experiência de uma empresa com atividade internacional, seguindo-se um pequeno debate.