Reunião de Câmara

Loures aprova projeto de controlo de cheias em Sacavém

16.03.2017

A Câmara Municipal de Loures aprovou, por unanimidade, em reunião de câmara extraordinária, realizada no dia 16 de março, o projeto de execução para a regularização fluvial e controlo de cheias da ribeira do Prior Velho.

Trata-se de um projeto “com uma enorme dimensão interventiva e também financeira, mas sobretudo de grande importância para a cidade de Sacavém e para o concelho, porque visa resolver o problema das cheias na zona baixa da cidade”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares, após uma breve apresentação do projeto.

Financeiramente, esta intervenção irá implicar um investimento global que rondará os 11,5 milhões de euros, parte deles comparticipados em cerca de 83% pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, sendo o encargo municipal na ordem dos 3,2 milhões de euros. Contudo, do investimento municipal, a Autarquia pretende ainda submeter, através da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), a candidatura de cerca de 1,5 milhões de euros, ao mesmo programa.

De acordo com o responsável pelo projeto, António Monteiro, da Ambitec, as intervenções em subsolo vão incluir a construção de um novo troço canalizado na ribeira do Prior Velho, que substituirá o atual caneiro de Sacavém. Na zona baixa da cidade será criada uma estação elevatória que irá bombar para o caneiro, permitindo que a zona seja drenada, mesmo quando o rio Trancão esteja com uma quota elevada.

A rede de águas residuais domésticas e pluviais também será renovada, retirando todas as ligações diretas ao caneiro, de modo a que a água que entra no rio Trancão seja mais limpa, garantindo-se igualmente ganhos em termos ambientais.

Segundo Bernardino Soares, “trata-se de uma obra incontornável, de grande complexidade técnica e financeira, só possível neste momento devido ao cofinanciamento do POSEUR”.

Nesta reunião foi ainda aprovada a segunda alteração ao Orçamento 2017 e Opções do Plano 2017/2020, bem como os elementos inerentes ao concurso para adjudicação de uma empreitada para trabalhos genéricos em espaço público no concelho, no valor de 349 mil euros.