Celebrar o Carnaval

Cegadas em Ponte de Lousa

20.02.2017

Mais de duas centenas de pessoas participaram em mais uma edição das Cegadas em Ponte de Lousa, no dia 19 de fevereiro.

• Cegadas em Ponte de Lousa

Esta é uma forma de homenagear o teatro de rua na época de Carnaval, recriando uma atividade desenvolvida em tempos que proibiram a liberdade de expressão. O tema deste ano foi A Bola – quem será o campeão?, interpretado por representantes do Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Braga e Sporting Clube de Portugal. Os quatro elementos interpretaram as funções de treinador, jogador e presidente da direção.

“As Cegadas, uma feliz manifestação cultural, bem como o corso saloio, distinguem o nosso concelho em termos de Carnaval, mantendo vivas as tradições desta região”, evidenciou o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, adiantando que “as cerca de 200 coletividades de cultura e recreio de Loures são constituídas por um conjunto alargado de pessoas que voluntariamente dão o melhor de si em prol dos outros”.

A iniciativa contou com a colaboração das juntas de freguesia de Loures e de Lousa, tendo estado representadas pelos seus presidentes. Manuel Glória disse que “é salutar este esforço e também os sacrifícios de quem trabalha empenhadamente para o bem coletivo. Estamos na vida coletiva e institucionalmente para ajudar as populações”. Para Nelson Baptista,“é com grande satisfação que Lousa ajuda a dinamizar este tipo de atividade e continuaremos a apoiar as coletividades”.

Da parte da Associação de Carnaval de Loures, João Silva engradeceu a realização do período do Entrudo que “não seria possível sem as coletividades e as diversas organizações do Município de Loures. Este ano, teremos 15 carros alegóricos e 1200 figurantes no corso com entrada livre”.

As Cegadas decorreram no início da madrugada do dia 19 de fevereiro, na União Cultural, Recreativa e Desportiva de Ponte de Lousa.

O Carnaval de Loures realiza-se de 25 de fevereiro a 1 de março. Consulte aqui a programação.