EB 2,3 Mário de Sá Carneiro

Nova unidade de apoio à multideficiência em Camarate

17.02.2017

O concelho de Loures conta com uma nova Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência (UAAM). Foi inaugurada no dia 15 de fevereiro, na Escola Básica 2,3 Mário de Sá Carneiro, em Camarate.

• Nova unidade de apoio à multideficiência em Camarate

O Agrupamento de Escolas de Camarate D. Nuno Ávares Pereira inaugurou, no dia 15 de fevereiro, a Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência para os 2.º e 3.º ciclos, na Escola Básica 2,3 Mário de Sá Carneiro.
Com a abertura desta sala, são já 22 as unidades de apoio especializado existentes nos agrupamentos de escolas do concelho de Loures. “Cada vez mais sentimos as escolas muito ativas na procura de soluções para os problemas dos seus alunos”, referiu a vereadora da Câmara de Loures com o pelouro da Educação. “Uma escola só é verdadeiramente escola quando encara as necessidades de  todos e de cada um dos alunos”, acrescentou Maria Eugénia Coelho. “As crianças com deficiência precisam de estar também nas suas turmas, de modo a que a integração se opere diariamente. O papel das unidades desenvolve e potencia as capacidades de cada uma destas crianças. Cada vez existe uma maior sensibilidade em integrar, mas temos de trabalhar ainda muito nesse sentido”, concluiu a vereadora.
Para que a abertura desta unidade fosse possível, a Câmara de Loures contribuiu com um subsídio no valor superior a três mil euros para aquisição de material especializado, numa parceria que contou ainda com a DGESTE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, representada na cerimónia de inauguração por Manuela Câmara, e com o Agrupamento de Escolas de Camarate, através da diretora Raquel Carvalho.
Com o prolongamento da UAAM até ao terceiro ciclo, estes alunos têm agora a possibilidade de continuar os estudos no mesmo agrupamento onde, através de atividades de caráter funcional, se promove a autonomia pessoal, apoiando a transição destes alunos para vida pós-escolar.