Agenda 2030

Loures recebeu Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas

13.02.2017

Realizou-se, em Loures, o I Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável tendo como princípio fundamental a implementação da Agenda 2030, com vista à informação e inclusão social.

• Loures recebeu Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas

“Significa que os objetivos de desenvolvimento definidos para o milénio falharam. Não se inverteram algumas políticas que garantissem o alcance de metas ambiciosas, mas necessárias, e continuamos a ter condições adversas que impedem a concretização desses projetos”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, na sessão de abertura.

Com a realização deste encontro, o objetivo da Rede de Bibliotecas Municipais de Loures foi o de criar um espaço de debate e discussão, no seio das bibliotecas públicas portuguesas, por forma a sistematizar procedimentos e ações que contribuam para a sua valorização e envolvimento em setores diversificados da sociedade.

“As bibliotecas públicas – como as do concelho de Loures – constituem-se como equipamentos de participação ativa e promotores da inclusão social, ao proporcionarem, à população, o acesso à informação, à cultura e a projetos de aprendizagem”, declarou o autarca, asseverando ainda que “nenhum objetivo poderá progredir sem o apoio dos municípios que requerem, com toda a legitimidade e justiça, mais meios e capacidades para o respetivo desenvolvimento e para a resolução de problemas. Apesar do nosso empenhamento para a concretização de vários destes objetivos, alguns como a erradicação da pobreza e da fome, exigem políticas nacionais. Na área da Educação, a qualidade é prioritária em Loures pelo que temos efetuado um enorme investimento em recursos humanos, infraestruturas, diversos meios pedagógicos e em tecnologias da informação”.

Bernardino Soares assinalou também “o trabalho em parceria”, destacando “a congregação de esforços bem como a rentabilização de meios para atingir objetivos transversais à sociedade”.

Este encontro, que teve lugar na Biblioteca Municipal José Saramago, no dia 10 de fevereiro, contou também com a presença do vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira.