Richard Zimler: "Para escrever preciso de luz"

06.02.2017

Aproveitando a participação de Richard Zimler na mais recente sessão da Comunidade de Leitores, na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, estivemos à conversa com o escritor de 61 anos.

• Richard Zimler: "Para escrever preciso de luz"

Estudou jornalismo. Foi jornalista e professor de jornalismo. De que forma é que a escrita jornalística influencia a escrita dos seus romances?

Acho que o jornalismo influenciou-me muito, porque há várias coisas importantes no jornalismo: primeiro, dizer verdade; segundo, conseguir os pormenores significativos; terceiro: ser conciso. Por isso, ainda hoje em dia, (há muito tempo que não pratico jornalismo de forma regular) considero que essas caraterísticas são muito importantes. Escrever de forma concisa e realista, com pormenores que transmitem informações precisas e importantes.

Como é o seu processo de escrita?

É bastante rígido. Não consigo, como muitos escritores, escrever num café, num restaurante... Posso tomar apontamentos e pensar no livro, mas escrever só em casa. Tenho uma mesa, que tem de ser bastante 'limpa', não consigo escrever na confusão. Não preciso de rádio, televisão ou música. Quando estou a escrever estou completamente concentrado na obra. Para escrever preciso de luz.

Depois da sua última obra, O Evangelho segundo Lázaro, já está a preparar o próximo livro. Pode desvendar um pouco da história?

É um quinto volume sobre a família Zarco. Mas são dois sobreviventes do Holocausto. Não é sobre o Holocausto. É vida depois disso. O que acontece nos anos 60, 70 e 80 do século passado. Acho que é interessante explorar como é que o Holocausto influenciou a vida destes dois sobreviventes.

Da visita que fez à Biblioteca Ary dos Santos, antes mesmo da sessão da Comunidade de Leitores em que participou, qual foi a ideia com que ficou deste espaço inaugurado pela Autarquia em 2016?

É um bocado como o espaço em que eu escrevo. Muita luz. Ar. Conforto. Sem confusão. Penso que, provavelmente, isso é muito importante para os utilizadores da Biblioteca: estar num sítio agradável e 'user friendly', acessível.

Leia aqui a notícia sobre a Comunidade de Leitores.

Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Depois de O último Cabalista de Lisboa, o seu primeiro romance, Richard Zimler publicou mais de dez livros, entre os quais romances, livros para crianças e uma coletânea de contos.