Biblioteca Municipal Ary dos Santos

Comunidade de Leitores em Sacavém

06.02.2017

O livro A Sentinela, de Richard Zimler, deu o mote para mais uma sessão da iniciativa Comunidade de Leitores, no passado dia 4 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém.

• Comunidade de Leitores em Sacavém

A sessão ficou marcada pela presença do escritor, que respondeu às questões e dúvidas dos leitores em relação, por exemplo, ao título do livro, enredo e personagens da história.

Por outro lado, falou da vida pessoal e de como deixou os Estados Unidos da América para vir viver para a cidade do Porto, de política, e da necessidade que tem de "contar histórias".

Para Zimler, o ser humano é um indivíduo que escreve e ouve histórias: "Tenho uma necessidade psicológica de falar sobre os meus traumas e alegrias. Escrevo para saber lidar com o passado, com o futuro, e com as grandes questões da humanidade", disse.

Questionado sobre onde vai buscar inspiração para os seus livros, o escritor lembrou que, "num dia normal, somos confrontados com inúmeras dúvidas, e eu uso isso nos meus livros: a vida é um mistério".

Ainda antes do início desta sessão, o escritor Richard Zimler, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, efetuou uma visita guiada à Biblioteca Municipal Ary dos Santos, inaugurada em junho do ano passado.

A Comunidade de Leitores é um projeto que visa partilhar leituras, através da conversa informal entre um grupo de pessoas, acerca de obras previamente selecionadas. Destina-se, essencialmente, a todos os que gostam de ler, confrontar experiências, refletir e debater temas, livros e ideias.

A próxima sessão realiza-se no dia 9 de março, às 21 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, estando em discussão a obra A pena do diabo, de Minette Walters.

Sobre o autor

Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Depois de O último Cabalista de Lisboa, o seu primeiro romance, Richard Zimler publicou mais de dez livros, entre os quais romances, livros para crianças e uma coletânea de contos.

Leia aqui a entrevista com o escritor