Exposição sobre o Poder Local

“Loures tem sido um exemplo de boas soluções”

17.01.2017

No âmbito das comemorações dos 40 anos do Poder Local Democrático, foi inaugurada a exposição Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo….

• “Loures tem sido um exemplo de boas soluções”

Procurou-se efetuar uma síntese do trabalho desenvolvido no concelho de Loures, que agora se encontra patente no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, situado no parque Adão Barata, em Loures.

Na sessão, realizada no dia 14 de janeiro, Bernardino Soares frisou que a diversidade e o acolhimento em Loures constituem marcas essenciais do nosso Município. O diferente sempre somou riqueza e o concelho de Loures sempre foi mais rico com pessoas diferentes, desde a população que se deslocou por melhores condições de vida, aos trabalhadores municipais que são insubstituíveis no Poder Local Democrático”.

O presidente da Câmara Municipal valorizou ainda os contributos preponderantes dos municípios e das freguesias no progresso do país, designadamente “pela construção de infraestruturas básicas e de equipamentos culturais e desportivos, no ordenamento do território, em função das populações, bem como no setor empresarial e económico. Loures foi e é um exemplo de boas intervenções e soluções nas mais diversas áreas”.

Contudo, considerou Bernardino Soares, “a mais recente responsabilização, na designada municipalização da educação e da habitação, não pode ser unicamente do Poder Local através da afetação de menos apoios e com recursos desadequados da Administração Central”.

A cerimónia de inauguração contou com um momento de dança contemporânea, interpretado pelo bailarino Máximo Zequeira de Ai! A Dança, da Academia de Dança de Loures.

Nas iniciativas também estiveram presentes a presidente da Assembleia Municipal, Fernanda Santos, o vice-presidente da Câmara, Paulo Piteira, e os vereadores Maria Eugénia Coelho, Sónia Paixão e Fernando Costa.