Prevenção

07.12.2016

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Loures (CMDF) apresentou, no dia 18 de novembro, o Balanço do Período Crítico de Incêndios.

• Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios apresenta plano de ação

A 49.ª CMDF reuniu-se no dia 18 de novembro, nas instalações do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Loures, para fazer o Balanço do Período Crítico de Incêndios no concelho de Loures. Os resultados apresentados foram positivos, tendo sido possível verificar uma tendência gradual de redução de ocorrências e de área ardida. Em comparação com o ano anterior, as 129 ocorrências verificadas em 2016 correspondem a cerca de metade, e a área ardida, a apenas um terço, apesar das condições meteorológicas terem sido bastantes desfavoráveis.
Além do balanço, foi ainda apresentado o Plano de Ação do Gabinete Técnico Florestal (GTF) para 2017. No próximo ano, a equipa de sapadores florestais irá desenvolver ações de prevenção, vigilância e combate aos incêndios florestais através da manutenção da rede viária florestal, criando faixas de gestão de combustível, organizando ações de sensibilização, realizando vigilância e ações de primeira intervenção em período crítico de incêndios, entre outras tarefas.
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Loures tem como missão coordenar, a nível local, as ações de defesa da floresta contra incêndios florestais e promover a sua execução. Reúne, no mínimo, quatro vezes por ano, com a presença das entidades com responsabilidade na prevenção estrutural, na vigilância, deteção e fiscalização e no combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.