Loures

Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago

06.12.2016

Na noite de 30 de novembro, em Loures, a Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) celebrou 15 anos de existência, com uma série de eventos culturais nos seus espaços.

• Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago

Dando início às comemorações do 15.º aniversário da BMJS, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, começou por ler uma carta de Fundação José Saramago, que se demonstrou reconhecida pelo nome do escritor estar associado a esta Biblioteca.

Paulo Piteira afirmou ser “um dia muito feliz para quem trabalha nesta casa da cultura que pertence à população” e “que tem prestado um grande serviço à comunidade”, sendo “um espaço de literacia” que “possibilita o acesso à cultura, ao lazer e ao saber”.

O vice-presidente destacou o trabalho desenvolvido ao longo de 15 anos, evidenciando a vertente social, com o “trabalho muito estreito com as crianças” e “em que temos procurado apoiar as atividades de outras bibliotecas e coletividades”.

“Este ano é particularmente feliz porque inaugurámos a Biblioteca Municipal Ary dos Santos, que passou a servir toda a área oriental do concelho” e “hoje podemos sentir-nos orgulhosos do percurso que temos feito no Município”, afirmou Paulo Piteira, que realçou a “importância que o poder local tem no país, na altura em que festejamos 40 anos de democracia autárquica”.

Com a leitura de um excerto de Levantado do Chão, uma das obras fundamentais de José Saramago, Paulo Piteira, terminou a sua intervenção dedicada aos 15 anos de existência da BMJS.

Cerca de uma centena de pessoas assistiu à inauguração da exposição de artes plásticas Units of Order, de Mónica Capucho, que explicou ter optado “por materiais de construção que se integrassem no espaço da biblioteca” e na qual utilizou “jogos de linguagem”. A exposição está patente até 28 de janeiro de 2017, nos espaços da biblioteca.

Seguiu-se, na sala Multiusos, o concerto-teatral Levantei-me do Chão, baseado nas obras de José Saramago, interpretado por Carlos Marques, do grupo Algures, Coletivo de Criação. As comemorações do aniversário terminaram com os elementos do Entrelinhas, comunidade que utiliza a biblioteca como espaço de convívio e trabalho, a lerem um poema e a cantarem os parabéns à BMJS.