Seminário Internacional

Autarquias locais rumo a 2030

08.11.2016

No âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente, realizou-se um seminário internacional, organizado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr em colaboração com a Câmara Municipal de Loures, que visou a partilha de experiências e de boas-práticas.

• Autarquias locais rumo a 2030

O painel Autarquias locais rumo a 2030: diálogos para o desenvolvimento, moderado pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, debateu estratégias inovadoras de desenvolvimento. Um dos participantes, Mário Parra da Silva, da Rede UN Global Compact, considerou essencial “mudar a perspetiva do mercado a respeito do empresário e do papel da empresa, cujos desempenhos são vistos com ADN malignos. A intervenção e o impacte do setor empresarial são muito relevantes à escala global, e todos temos que pensar nos problemas mundiais e nas enormes possibilidades que estão a surgir”.

O representante da Confederação Nacional de Municípios no Brasil, Hugo Lembeck, defendeu “o protagonismo das autoridades locais pela proximidade às populações, à sociedade civil”. E disse ainda ser impensável manter o retorno de apenas 17% da tributação fiscal para as prefeituras. “Bem nos podíamos associar a essa reivindicação. Em Portugal, as autarquias só têm acesso a 19,5% das verbas totais do Estado”, afirmou Bernardino Soares.

Por sua vez, Dirk Bocken, da Rede Europeia GENE, enalteceu a Educação como “um direito humano, a aprendizagem como a forma de conquistar o futuro, e a parceria a melhor solução para as autoridades locais.”

“Nós – Municípios, empresas, agências – precisamos olhar para a realidade local porque com o trabalho conjunto, inclusivo e participativo, conseguimos transmitir o quanto a cooperação é fundamental, também ao nível internacional. Em Loures, esse desafio está representado, nomeadamente com Cabo Verde, através da geminação com a Ilha do Maio, e relacionado principalmente com o abastecimento de água”, avançou o presidente da Autarquia.

Perante a proposta de Mário Parra da Silva para a “conjugação de políticas locais que possibilite um novo estilo de vida saudável e compatível com a sustentabilidade económica e ambiental entre trabalho, vida social e família”, Bernardino Soares relembrou que “quase duplicou o território de Loures para atividade empresarial, na última revisão do PDM, visando uma maior oferta de trabalho e no sentido de evitar as deslocações pendulares”, rumo a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

O encontro decorreu nos dias 3 e 4 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O projeto Redes para o Desenvolvimento, cofinanciado pela União Europeia e pelo Instituto Camões, é implementado pela Câmara Municipal de Loures e pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, tendo como parceiros nacionais a Câmara Municipal do Seixal e a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento.