Bucelas

Festa recriou tradição do vinho e das vindimas

10.10.2016

A vila de Bucelas recebeu, durante três dias, milhares de visitantes que aproveitaram a Festa do Vinho e das Vindimas para conhecer um pouco melhor as tradições locais.

• vinho1
  • vimnho2
  • vinho3

Desfile etnográfico, provas de vinho, exposições, concertos, mostra vitivinícola e de produtos regionais, passeios e visitas marcaram a edição deste ano, que decorreu na Capital do Arinto entre os dias 7 e 9 de outubro.

O destaque da programação foi mais uma vez o desfile etnográfico, com 26 carros alegóricos, realizado no domingo pelas ruas de Bucelas, no qual os visitantes constataram, ‘ao vivo’, todo o processo de produção do vinho, desde a plantação da vinha nova, passando pelo transporte das pipas de vinho até à comercialização do produto final.

Concertos, exposições e provas de vinhos

As iniciativas dividiram-se por vários espaços do centro de Bucelas, com especial destaque para o Largo Espírito Santo, Museu do Vinho e da Vinha e pavilhão Leonel Pires.

O roteiro por estes três locais permitiu observar o caráter fortemente associativo da Festa do Vinho e das Vindimas, com a presença das coletividades, produtores e artesãos da freguesia a dinamizar as várias iniciativas.

Se o Largo Espírito Santo recebeu os concertos e o restaurante da Festa, entre outros locais de degustação de produtos regionais, já o pavilhão Leonel Pires foi palco da mostra de produtos regionais e vitivinícola – esta última com diversos produtores de vinho do concelho de Loures e ainda com uma região convidada (Lagoa – cidade do vinho 2016).

Já no Museu do Vinho e da Vinha foram inauguradas, por estes dias, duas exposições: Um Século à Volta do Vinho, que ficará patente até outubro do próximo ano, e Olhares da Vindima, de Ana Parreira, que poderá ser visitada até 31 de dezembro deste ano. O Museu foi ainda palco da iniciativa Há Prova no Museu, com produtores de Bucelas, e de uma mostra de filmes, com a colaboração do Arquivo Nacional de Imagens em Movimento, da Cinemateca Portuguesa.

No último dia da Festa do Vinho e das Vindimas, foram entregues algumas lembranças a diversas coletividades e instituições que, mais uma vez, participaram na organização do evento. Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loures referiu-se à iniciativa como “uma mostra do que de melhor se faz no concelho de Loures”. Bernardino Soares elogiou o movimento associativo de Bucelas e toda a tradição em torno de um vinho que é reconhecido pela sua qualidade. “Precisamos de valorizar a região saloia porque dessa forma conseguimos alcançar melhores condições de vida para todos”.

Este ano, a Festa do Vinho e das Vindimas contou ainda com um especial destaque de informação na rádio TSF que, durante toda a manhã de sábado, deu a conhecer, através do programa Terra-a-Terra, as tradições ligadas à produção do vinho na região de Bucelas. Pode ouvir aqui a emissão.