Presidência e Apoio Institucional

Bernardino Soares faz balanço do primeiro mês de mandato

“Este é o caminho para devolver a autarquia aos munícipes”

Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, fez um balanço do primeiro mês de mandato à frente dos destinos do Município. Em conferência de imprensa, realizada a 22 de novembro, o autarca reconheceu estar perante “uma situação financeira pior do que a esperada”, tendo de assumir uma dívida de compromissos que “ascende a mais de 20 milhões de euros”.

“A situação que encontrámos nesta autarquia ultrapassou as expetativas mais negativas que tínhamos, seja a nível da degradação financeira, seja quanto à degradação da estrutura municipal”, começou por dizer Bernardino Soares aos jornalistas que se juntaram no salão nobre dos Paços do Concelho, para uma conferência de imprensa convocada para o efeito.

“No plano financeiro, encontrámos um elevadíssimo nível de compromissos assumidos e não pagos, de mais de 20 milhões de euros, a que se vão acrescentando – a um ritmo quase diário – despesas assumidas que não cumpriram os procedimentos legais de aprovação no Município e que, só em obras feitas, ultrapassam o montante de um milhão de euros”, acrescentou o edil.

Medidas essenciais já em curso

No balanço do primeiro mês do mandato autárquico, Bernardino Soares deu ainda a conhecer aos jornalistas o trabalho efetuado e as medidas que estão já implementadas. Entre estas, destaque para a auditoria à gestão e à situação financeira do Município, a avaliação das avenças e da prestação de serviços, além do pagamento do empréstimo a curto prazo, das transferências para as corporações de bombeiros e juntas de freguesias, bem como a renovação de contratos a levar a concurso.

O autarca chamou também à atenção para a eleição do novo Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Loures e da GesLoures, para além da resposta dada “às emergências que existiam na Câmara e nos SMAS”, designadamente na “adjudicação de contratos para a manutenção das viaturas, limpeza de instalações e fornecimento de géneros alimentares para o refeitório”. Bernardino Soares foi ainda mais longe: “Retomámos, igualmente, a lavagem dos contentores do lixo, que inexplicavelmente tinha deixado de acontecer”.

Também as reivindicações da Câmara de Loures junto do Ministério da Educação não foram esquecidas, nomeadamente no que diz respeito à “exigência do pagamento de verbas que se encontram em atraso desde 2011”, assim como ao Ministério da Administração Interna “para debater as necessidades de reforço dos serviços que tutelam o concelho” e, por fim, ao Ministério da Saúde “para resolução de questões ligadas ao Hospital Beatriz Ângelo e aos centros de saúde da Bobadela e de Santa Iria de Azóia”.

“Município de Loures conseguirá voltar a ser uma referência de boa gestão”

O presidente da Câmara de Loures aproveitou a conferência de imprensa para adiantar as próximas medidas a tomar: “Estamos a construir um orçamento para 2014 fortemente condicionado pela situação, encargos e compromissos atrasados”, alertou. “Teremos de adotar inevitáveis medidas de redução da despesa. Nelas se inclui o combate ao desperdício, seja ele em viagens, em carros desnecessários, em avenças ou em muitas outras pequenas coisas que, todas juntas, somam muito”.

O autarca relembrou a decisão de não aumentar o IMI, aprovada em reunião camarária realizada a 20 de novembro, “pois isso dificultaria ainda mais a vida de muitas pessoas que vivem neste concelho. Esperamos criar condições para poder propor uma diminuição da taxa do IMI, mesmo que moderada, no orçamento seguinte”.

Em conclusão, Bernardino Soares deixou uma forte mensagem: “Estamos a arrumar a casa. O processo vai ser demorado e difícil, mas é este o caminho que pode devolver a autarquia aos munícipes. Estamos certos que, com o empenho dos trabalhadores e a participação da população, o Município de Loures conseguirá voltar a ser uma referência de boa gestão e de apoio aos habitantes deste concelho.”

Veja a declaração integral do presidente aqui.

Última atualização em 2013-11-22