130.º aniversário

Condecorações Municipais encerram Festas do Concelho

28.07.2016

O dia de aniversário do concelho terminou com a cerimónia das Condecorações Municipais, iniciativa que distinguiu onze personalidades e instituições que se destacaram pelo seu contributo em prol de Loures.

• Condecorações Municipais encerram Festas do Concelho

O feriado municipal começou bem cedo com a cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho, momento que contou com a participação da Banda de Música da Academia Sons & Harmonia e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures.

Já no final do dia, a Praça da Liberdade recebeu uma vez mais a cerimónia das Condecorações Municipais, na qual o presidente da Autarquia, referiu que “chegados a este ponto do mandato, podemos olhar para trás tendo consciência do caminho percorrido”, situação que considerou “particularmente evidente em relação a uma série de questões e problemas de grande relevância para a vida do concelho e que hoje, por estarem resolvidos, já estão esquecidos ou estão em fase de resolução”.

Bernardino Soares deu como exemplos o aumento dos horários da iluminação pública, a criação dos SIMAR, a melhoria na recolha de resíduos, com a entrada de novos trabalhadores e novas viaturas, a recuperação da rede viária, e a revisão do PDM. “Parecem hoje já problemas distantes, mas foram causas de transtorno e justo descontentamento, hoje felizmente ultrapassados”, frisou.

Já no que diz respeito a problemas em fase de resolução, o presidente da Autarquia elencou os casos do Centro Comunitário de Santo António dos Cavaleiros, a Escola N.º 1 de Camarate, e o projeto de saída da A1, em São João da Talha, entre outros.

Por outro lado, mencionou como datas marcantes a abertura da Quinta dos Remédios, na Bobadela, a criação da Agência de Investimento, a Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, e a realização do Loures Arte Pública, bem como o projeto de revitalização dos centros urbanos de Loures, Sacavém, Camarate e Moscavide.

Na cerimónia marcou presença todo o Executivo da Câmara de Loures e a presidente da Assembleia Municipal de Loures, Fernanda Santos.

Condecorados

Os condecorados este ano foram: António Manuel Correia Saiote; Associação Luiz Pereira Motta (Medalha de Honra do Concelho); Arlindo Martins de Almeida; Carlos Alberto Correia Cardoso; Casa do Gaiato de Lisboa; Fernando Manuel Moreira Lopes; Francisco Pires Keil do Amaral; José Duarte Porfírio (a título póstumo); Secretariado Diocesano de Lisboa da Obra; Nacional da Pastoral dos Ciganos; Quinta das Carrafouchas (Medalha Municipal de Mérito); Maria Albertina Pedroso Inácio (Medalha Municipal de Serviços Distintos)

Cinco dias de muita animação e diversidade cultural

A cerimónia das condecorações municipais ocorreram no último dia das Festas do Concelho. Foram cinco dias de grande animação e diversidade cultural, com milhares de pessoas a deslocaram-se a Loures. Concertos, artesanato, animação de rua, teatro, folclore, dança, atividades desportivas, gastronomia, exposições e muitas outras atividades marcaram a edição deste ano.

“Como muita gente disse por estes dias, as festas estão de volta. Com diversidade, com muita qualidade, com gente do concelho e de fora dele. Queremos transmitir para todos os que cá vivem e trabalham e para os que nos visitam uma nova ideia de Loures. Uma ideia assente numa realidade concreta em forte mudança para melhor. Um concelho moderno e inovador, de arte e cultura, comprometido com o ambiente e apostado na educação e na escola pública; um concelho que privilegia a participação; um concelho onde há boas oportunidades de investimento e uma relação próxima com as empresas; um concelho que pensa e planeia o seu futuro”, finalizou Bernardino Soares.

Leia aqui, na íntegra, o discurso do presidente da Câmara Municipal de Loures – Bernardino Soares

pdf_final