Descerramento de placa toponímica

Loures homenageia ex-presidente Adão Barata

28.07.2016

No dia em que o concelho assinalou 130 anos de existência, a Câmara Municipal procedeu ao descerramento da placa toponímica do agora denominado Parque Adão Barata.

• Loures homenageia ex-presidente Adão Barata

Foi o culminar de um processo iniciado em 2014, quando um grupo de munícipes lançou uma petição para uma homenagem pública a Adão Barata. Esta petição, que recolheu um vasto número de assinaturas foi entregue aos órgãos autárquicos, propondo a alteração do nome do Parque da Cidade para Parque Adão Barata, tendo em conta que a iniciativa da criação de um parque verde na cidade foi tomada durante o seu mandato enquanto presidente da Câmara.

A cerimónia que antecedeu o descerramento da placa toponímica, à entrada do parque, contou com a presença de personalidades dos vários quadrantes políticos, económicos e sociais de Loures e da família e amigos do ex-presidente. Antes dos discursos oficiais, o músico António Saiote interpretou duas peças musicais, a última delas acompanhada de declamação de poesia por parte de Pedro Cabeça.

Para a mulher de Adão Barata, Deolinda Barata, “foi um privilégio ter vivido com um homem de grandes qualidades cívicas e humanas e que todos respeitavam”.

Já o filho, Pedro Barata, referiu que, muito provavelmente, o pai gostaria de ver o seu nome associado a este parque, e que o nome com mais significado para ele seria «Parque Adão Barata e amigos»”.

O representante do grupo de munícipes de lançou a petição, José Alberto Moura, afirmou ser este o “dia de celebração da vida de um bom homem. É um ato de justiça. A postura de Adão Barata serve de exemplo para todos nós”.

Para o atual presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, Adão Barata foi uma “figura singular”. Este parque, acrescentou, “simboliza o que Adão Barata simbolizou: a vontade que a vida das pessoas fosse melhor, um parque para todos”. E concluiu: “Cada vez que aqui passarmos, podemo-nos inspirar para respeitar as pessoas e colocar o bem-comum acima de tudo”.

Marcaram presença nesta cerimónia o vice-presidente da Câmara Municipal, Paulo Piteira, os vereadores António Pombinho, Maria Eugénia Coelho e Tiago Matias, e a presidente da Assembleia Municipal de Loures, Fernanda Santos.

Adão Barata nasceu em 26 de junho de 1945, em Angola, e faleceu a 29 de agosto de 2008, mantendo residência na freguesia da Portela durante muitos anos. Engenheiro de profissão, foi na universidade que iniciou a sua participação cívica e política nos movimentos associativos e estudantis, na oposição à ditadura e na luta pela democracia. Em 1975 adere ao Partido Comunista Português e é como membro desse partido que desempenha vários cargos públicos, entre eles: presidente da Câmara Municipal de Loures, entre 1999 e 2001, e vereador, de 1998 a 1999, e depois, de 2002 a 2006, ano em que pede a sua renúncia ao mandato por motivos de saúde.