130.º Aniversário do Concelho de Loures

Protocolo entre Loures e a Escola de Educação

25.07.2016

O Município de Loures, no âmbito das celebrações do seu 130.º aniversário, assinou com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESEIPL) um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de projetos pelos alunos de Artes Visuais e Tecnologia.

• Protocolo entre Loures e a Escola de Educação

A Autarquia compromete-se a organizar exposições, acolher estágios em contexto profissional e facultar informação com vista ao estabelecimento de parcerias com entidades e instituições sociais, educativas e culturais, ao conhecimento da realidade sociocultural concelhia e diagnóstico das necessidades no domínio das artes visuais, design, património e multimédia.

À ESEIPL caberá conceber projetos que integrem processos colaborativos com a comunidade e de intervenção em espaço público, bem como componentes do património cultural e da identidade local com vista à sua valorização. Além disso, participará também em exposições e mostras promovidas pelo Município.

O acordo de colaboração foi firmado no dia 22 de julho, nos Paços do Concelho, após a inauguração da exposição de videoinstalação Oximoro que ficará patente, no Salão Nobre, até 5 de agosto.

“Esta colaboração pode ser muito frutuosa na promoção da fruição cultural e artística no nosso concelho, conjugada com a possibilidade de os jovens divulgarem a sua atividade. Há vários concursos a decorrerem em Loures, ao longo do ano, em áreas diversas, de apoio aos jovens criadores dando-lhes oportunidade para exporem os seus trabalhos em espaços municipais. Também desta forma, pretendemos aproximar as referências culturais e histórias mais simbólicas do Município à população”, declarou o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares.

“A relação da arte com este espaço (Salão Nobre) é interessante. Para a escola, o momento é muito especial e o dia é desafiante e gratificante”, aludiu a presidente da ESEIPL, Cristina Loureiro.

Assistiram a presidente da Assembleia Municipal, Fernanda Santos, o vice-presidente da Câmara, Paulo Piteira, e o vereador Fernando Costa.