Agrupamento de Escolas João Villaret

Seminário Mentes Sorridentes II

08.07.2016

O Agrupamento de Escolas João Villaret realizou, no dia 6 de julho, o seminário Mentes Sorridentes II, que teve lugar no auditório da sede do agrupamento, em Loures.

• Seminário Mentes Sorridentes II

A Escola Básica João Villaret, em Loures, recebeu a segunda parte do Mentes Sorridentes, projeto que aplica a prática de mindfulness a jovens alunos com percurso de insucesso escolar, dificuldade em gerir emoções, ansiedade e dificuldades de atenção e concentração.

O seminário contemplou dois painéis: O cérebro que respira e aprende, apresentado por Mónica Pinto, coordenadora do Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), em parceria com Dulce Gonçalves, professora do Agrupamento de Escolas João Villaret. O professor reflexivo e a diferenciação pedagógica foi o tema do segundo painel, conduzido por Ana Paula Rocha, investigadora da Universidade Aberta.

Para a vereadora responsável pelo pelouro da Educação da Câmara Municipal de Loures, Maria Eugénia Coelho, “este é um projeto muito interessante e do qual o Município é parceiro. Entendemos que não devem existir receitas para as escolas. É seu dever escolher e decidir sobre o futuro dos seus alunos, traçando o seu respetivo caminho e indo ao encontro das suas vontades”.

Presente neste seminário esteve também a adjunta do Ministro da Educação, Elda Morais.

Mentes Sorridentes

A direção do Agrupamento de Escolas João Villaret considerou que o crescente reconhecimento científico da prática de mindfulness justificava a sua implementação a nível escolar, abrangendo alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente.

Nasce, deste modo, o Mentes Sorridentes, projeto que resultou da união de um grupo voluntário de professores e técnicos do agrupamento, e que contou com o apoio da equipa de Neurodesenvolvimento do HBA.

Esta técnica procurou ajudar os alunos a direcionarem o seu potencial para os seus objetivos – de forma criativa e relaxada – nos estudos, na vida familiar e nos círculos de amizade, experiência que permitiu uma mudança no ambiente escolar e na forma de estar na vida. Os discentes que integraram o projeto pertenciam a vários níveis de ensino: do jardim de infância ao 3.º ciclo.