Acervo em espaço urbano

Loures Arte Pública

27.06.2016

O Município de Loures vai promover em 2017 a segunda edição do Loures Arte Pública.

• Loures Arte Pública

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Loures, que decorreu, este ano, em vários espaços públicos do concelho, contou com a participação ativa da população e com o talento de dezenas de jovens, permitindo a qualificação do espaço público e fixando a arte junto das pessoas.

“O Concelho de Loures não será o mesmo, está mais bonito e muito mais próximo das pessoas”, manifestou a vereadora da Autarquia para a área da Coesão Social, Maria Eugénia Coelho, salientando que a edição inaugural foi “fantástica porque entendemos a iniciativa como extraordinária e de forma geral o empenho e a dedicação das pessoas foram de alma e coração”.

A intervenção de mais de uma centena de artistas de Portugal, Espanha, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, França, Israel, México, Rússia e Uruguai transforma o concelho de Loures numa galeria de arte com trabalhos de graffiti, fotografia e land art.

“Estamos todos unidos na vontade de fazer muito melhor. O mundo é a nossa casa onde quer que estejamos. Vocês são nossos concidadãos e amigos para a vida toda. Até já!”, assinalou a responsável municipal, dirigindo-se aos artistas urbanos.

As obras produzidas no âmbito do evento encontram-se em todas as freguesias do concelho, por exemplo, junto às piscinas de Loures, no Infantado, em Frielas, em Santo António dos Cavaleiros, no Fanqueiro, na Quinta da Fonte (Apelação), em São João da Talha, em Santa Iria de Azóia, no Prior Velho e em Sacavém onde a Galeria de Arte Pública da Quinta do Mocho é imagem de marca nacional e uma referência a nível internacional.

No dia 25 de junho, o Município organizou uma visita guiada por vários dos trabalhos realizados, com a participação do presidente do Município, Bernardino Soares, do vice-presidente Paulo Piteira, dos vereadores Maria Eugénia Coelho e Tiago Matias, e da presidente da Assembleia Municipal de Loures, Fernanda Santos.

No próximo ano, o Loures Arte Pública será organizado entre 17 e 25 de junho, esperando-se um aumento de artistas a participar.