Dia Municipal do Bombeiro

Bombeiros de Loures homenageados

24.05.2016

A Câmara Municipal de Loures celebrou, nos dias 21 e 22 de maio, o Dia Municipal do Bombeiro, homenageando os soldados da paz das sete corporações de bombeiros do concelho, com um vasto programa de iniciativas.

• Bombeiros de Loures homenageados

Foram várias as iniciativas que assinalaram o Dia Municipal do Bombeiro, tendo o seu ponto alto acontecido no dia 21 de maio, no pavilhão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sacavém, com uma sessão pública de homenagem aos bombeiros do concelho de Loures.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Loures pretendeu demonstrar o respeito e o reconhecimento público pelo trabalho dos homens e das mulheres que integram as sete corporações de bombeiros do concelho, bem como louvar a sua bravura e o seu altruísmo em prol da população.

Durante esta sessão, foram homenageados sete bombeiros – um por corporação –, cujo critério de escolha recaiu sobre o desempenho, conduta, espírito de missão, exemplo de excelência, sentido de profissionalismo e dedicação à causa, demonstrados em 2015.

Para o presidente da Câmara Municipal de Loures, esta “é uma iniciativa que tem vários objetivos: prestar o reconhecimento dos bombeiros, proporcionar formação e debate técnico em áreas muito importantes no desenvolvimento das suas funções, e aproximar os bombeiros da população”.

“É uma grande honra para o Município homenagear os seus bombeiros. Falamos de corporações que têm um conjunto de atividades de lazer, desporto e cultura e que fazem delas corporações enraizadas na vida da sua comunidade”, afirmou Bernardino Soares, salientando a importância que os bombeiros assumem na vida dos munícipes.

O autarca mostrou-se satisfeito com a atual reorganização dos serviços do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loures e a proximidade criada entre os bombeiros e outras entidades do socorro. “Deste modo, procuramos envolver os vários serviços da Câmara que têm intervenção direta e decisiva numa determinada ocorrência, permitindo uma intervenção mais integrada, maior e melhor coordenação e um planeamento atempado, adequado e estruturado”, acrescentou Bernardino Soares.

No que respeita ao apoio do Município às corporações, o autarca explicou as alterações introduzidas aos protocolos no âmbito da proteção civil: “No total, o apoio da Câmara Municipal ultrapassa a verba de um milhão e setecentos e cinquenta mil euros. Neste mandato, as verbas para o programa de apoio ao voluntariado dos bombeiros aumentaram já 160 mil euros, em contraste com a estagnação de apoios cedidos pela Administração Central”.

Bernardino Soares concluiu a sua intervenção, referindo que o Dia Municipal do Bombeiro “constitui um ponto de chegada e partida: chegada, porque evoluímos até aqui, melhorando a nossa intervenção junto dos serviços de proteção civil e, de partida, porque os problemas não terminaram e precisamos de continuar a procurar soluções para o bom desempenho dos nossos soldados da paz”.

Já Carlos Monserrate, membro do secretariado das associações de bombeiros do concelho de Loures, afirmou que o Dia Municipal do Bombeiro “foi algo de muito positivo que o atual Executivo Municipal retomou. A aproximação aos bombeiros existe para se afirmarem como tal e fazer com que a população se associe às suas corporações de bombeiros que, voluntariamente, zelam pela sua segurança e bem-estar”.

A sessão pública foi abrilhantada pela atuação do Conservatório de Artes de Loures.

Ainda no mesmo dia, da parte da manhã, a Escola Secundária Dr. António Carvalho de Figueiredo, em Loures, acolheu o seminário técnico Acidentes graves com multivítimas. O programa contemplou quatro painéis temáticos: Salvamento e Desencarceramento, Gestão de Operações e Socorro, Triagem Multivítimas START e Plano de Emergência do Hospital Beatriz Ângelo – Receção de Multivítimas de Acidentes Graves.

Demonstrações e desfile apeado e motorizado

Durante o fim de semana, o Parque da Cidade de Loures foi palco de diversas demostrações asseguradas pelos corpos de bombeiros do concelho, bem como de uma exposição de veículos.

As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro terminaram no domingo, com um desfile apeado e motorizado das setes corporações de bombeiros voluntários de Loures, que percorreu a Rua da República até ao Parque da Cidade.