Sessão pública de discussão do projeto

Loures revitaliza centro urbano da cidade

29.04.2016

A Câmara de Loures organizou, dia 28 de abril, uma sessão pública para apresentar o projeto de revitalização para o centro urbano da cidade de Loures.

• Loures revitaliza centro urbano da cidade

Os principais eixos desta revitalização do centro urbano passam por definir uma maior centralidade para a cidade a partir da Rua da República, que passará a ter um sentido de trânsito (sul-norte), permitindo mais e melhor fruição dos espaços públicos por parte da população. Aliás, esse é o segundo aspeto a destacar nesta proposta: a valorização do espaço público, dotando o centro de Loures de passeios mais largos, com possibilidade de criação de novos espaços de lazer (esplanadas, por exemplo), e garantindo melhores condições para pessoas com mobilidade reduzida.

O terceiro eixo aposta na requalificação do terreiro do largo do mercado, onde se realiza, três vezes por semana, a feira de Loures. O objetivo é transformar aquele espaço num local onde se possam realizar não só a feira, mas também outros eventos de cariz cultural, como concertos, entre outros. Numa segunda fase, também o mercado municipal será alvo de uma intervenção, transformando-o num espaço mais moderno e adequado aos dias de hoje.

Por fim, o projeto de revitalização contempla ainda uma maior articulação entre os dois grandes espaços verdes da cidade, o Parque da Cidade, a sul, e o Jardim Major Rosa Bastos, a norte.

Inverter a degradação do espaço público

“Este não é um projeto apenas do Município. A participação dos moradores, proprietários e comerciantes é essencial para atingirmos todos os objetivos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal no decorrer da sessão pública, no Pavilhão Paz e Amizade, perante cerca de duas centenas de pessoas.

Bernardino Soares explicou que o Município quer “travar décadas de degradação do espaço público, ouvindo a população e incluindo no projeto as suas ideias e sugestões. A revitalização é mais do que a obra. Vamos procurar ter mais iniciativas culturais para trazer pessoas ao centro da cidade”.

Maior fruição pública

Com este projeto, a Câmara Municipal prevê criar mais estacionamento no centro da cidade. A zona das Piscinas Municipais terá mais estacionamento gratuito e o parque das Tinalhas (em frente aos Paços do Concelho) novos lugares de parqueamento tarifado.

A zona intervencionada terá – caso as condições do solo assim o permitam – os contentores de resíduos sólidos enterrados, e a iluminação será totalmente substituída por tecnologia LED, garantindo melhor iluminação e custos mais reduzidos.

Nesta sessão pública marcaram também presença o vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira, os vereadores António Pombinho, Tiago Matias e Fernando Costa, e o presidente da Junta de Freguesia de Loures, Manuel Glória.