Edifício 4 de Outubro

Inauguração da exposição sobre comunicações militares

24.03.2016

Foi inaugurada no Edifício 4 de Outubro, em Loures, a nova exposição Comunicações Militares – Guerra Colonial, que estará patente até 14 de maio de 2016.

• Inauguração da exposição sobre comunicações militares

Integrada no programa municipal das comemorações do 25 de Abril, esta exposição apresenta-se como um breve olhar sobre o passado, onde são abordadas as mudanças e a evolução técnica das comunicações militares durante a Guerra Colonial (1961-1974).
De uma forma simples e didática, são apresentadas peças reunidas por Luiz Fernando Dias, rádio amador, investigador e estudioso desta área militar. De um modo sequencial, é possível observar as comunicações usadas desde 1961 – algumas delas utilizadas na 2.ª Guerra Mundial –, até 1974, já com equipamentos mais atuais, mostrando a evolução natural durante os anos de conflito.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Loures marcou presença nesta inauguração, afirmando que “sem a paixão de Luiz Dias não seria possível fazermos esta viagem”. Paulo Piteira reconheceu, ainda, que esta exposição “representa um trabalho de investigação e progresso, que tem uma dupla utilização num cenário de guerra e pós-guerra”.

Para Luiz Dias, esta “é uma paixão que nasceu do ferro-velho. Grande parte da história das Telecomunicações Militares acabou na sucata”.

A exposição encontra-se patente no Edifício 4 de Outubro, em Loures, até 14 de maio.

Edifício 4 de Outubro

Rua da República, n.º 70

2670-469 Loures

Telefone: 211 150 663