Noite de música em Loures

Orquestras Gulbenkian e Geração em concerto

22.02.2016

Realizou-se, na passada sexta-feira, dia 19 de fevereiro, um concerto no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, que juntou no mesmo palco a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra Geração.

• Orquestras Gulbenkian e Geração em concerto

No concerto, dirigido pelos maestros José Eduardo Gomes e José Jesus Olivetti, as orquestras tocaram obras de seis compositores, para uma audiência composta por cerca de duas mil pessoas.

Começaram por interpretar Danças de Galanta, composta por Zoltán Kodály, a que se seguiu a Sinfonia n.º 4: Hino à Juventude, de Joly Braga Santos, e o 4.º Andamento da Sifonia n.º 5, de Ludwig van Beethoven.

O programa de atuação das orquestras contou também com a interpretação de mais três peças: a Abertura da Ópera de Nabucco, de Giuseppe Verdi, a Marcha Eslava, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, e Danzón n.º 2, de Arturo Márquez.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, salientou que “o projeto pedagógico de inclusão social que une estas duas orquestras é importantíssimo, sendo uma realidade no concelho, pois tem efeitos diretos de integração de muitos jovens, melhorando efetivamente os seus rendimentos escolares e a sua inserção social”.

Esta noite de música contou ainda com a presença de Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, e de João Soares, ministro da Cultura.