Entre 6 e 9 de fevereiro

Torneio de Futebol Infantil da Ponte de Frielas

28.01.2016

Foi apresentada, no dia 26 de janeiro, a 24.ª edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil da União Desportiva Ponte de Frielas (UDPF). Vitor Martins, antigo jogador do Benfica, é o patrono da prova.

• Torneio de Futebol Infantil da Ponte de Frielas apresentado

O Torneio Internacional de Futebol Infantil – Ponte de Frielas vai já na 24.ª edição e conta, este ano, com a participação, para além da equipa da casa, do Benfica, Sporting, Porto, Belenenses, Grupo Sportivo de Loures, Estoril Praia e Deportivo da Corunha. Vitor Martins, antigo jogador do Benfica é o patrono da prova e, no dia 26 de janeiro, marcou presença na apresentação pública do torneio que se irá realizar entre os próximos dias 6 e 9 de fevereiro, no Campo do Bonjardim, na Ponte de Frielas.
João Sequeira, presidente da UDPF, apresentou a nova edição do torneio no restaurante Adega do Almirante, agradecendo o apoio da prova à Câmara de Loures, bem como à União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas e a muitas outras entidades, “pois sem elas era impossível a realização deste torneio”.
O dirigente elogiou ainda as qualidades do patrono da prova, descrevendo-o como “um extraordinário jogador e um homem tão humilde, cuja única exigência que fez para aceitar o nosso convite foi o facto de não ter de falar na apresentação e na final do torneio”.
Mas Vitor Martins falou, apesar das visíveis dificuldades causadas pelo acidente vascular de que foi vítima com apenas 27 anos. O antigo jogador do Benfica – 1968-1977 – manifestou a sua “satisfação pelo convite” e pelo “reconhecimento”, demonstrando ser “uma honra apadrinhar tão prestigiado torneio”.
Vindo dos Nazarenos, Vítor Martins chegou à Luz para os escalões mais jovens. Em dezembro de 1969, fez a sua aparição na equipa principal, marcando um golo no triunfo sobre o União de Tomar. A partir de 1972/73, afirmou-se no Benfica e, assim foi, durante cinco grandes temporadas, com mais de 150 jogos na equipa principal e vários golos à mistura. Vítor Martins, ou ‘Garoupa’, como era mais conhecido, venceu por seis ocasiões o Campeonato Nacional e por duas vezes a Taça de Portugal. Foi três vezes internacional A, com destaque para a presença em Wembley, frente à Inglaterra, num surpreendente empate a zero.  No apogeu da carreira, com apenas 27 anos, Vítor Martins interrompeu de forma abrupta o melhor ciclo da sua vida. A 13 de novembro de 1977, em jogo a contar para a Taça de Portugal, perante o Desportivo de Chaves, lesionou-se ao minuto 52. Operado mais tarde, tudo se complicou. Um acidente vascular retirou-lhe o sonho e colocaria o ponto final na sua carreira.
“Creio que estamos perante alguém que tem fibra de campeão. Além de ser dono de um percurso desportivo ímpar, ainda é um exemplo fora das quatro linhas”, disse na ocasião Paulo Piteira, dirigindo-se a Vitor Martins.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Loures elogiou ainda a direção da UDPF como “uma equipa coesa que tem contribuído para o sucesso do trabalho deste clube ao longo de muitas décadas, proporcionando o acesso dos jovens à prática desportiva que, para muitos, de outra forma seria impossível”.
“A Câmara de Loures não podia deixar de apoiar este torneio, pela importância do trabalho de formação que aqui se desenvolve. Um trabalho de grandiosidade que prestigia o clube e o concelho”.
O evento contou ainda com as intervenções de Glória Trindade, presidente da União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Manuel Cardoso, médico da UDPF, e Carlos Teixeira, em representação da Associação de Futebol de Lisboa, que assinalaram a importância do torneio para o concelho de Loures, bem como a capacidade de superação e dedicação dos dirigentes do clube para manter a prova viva, ano após ano.

Programa:

6 fevereiro

09h15 – Início da 1.ª jornada

14h00- Início da 2.ª jornada

7 fevereiro

09h15 – Início da 3.ª jornada

14h00- Início da 4.ª jornada

8 fevereiro

15h30 – 1.º jogo de apuramento dos finalistas

17h00 – 2.º jogo de apuramento dos finalistas

21h00 – Biblioteca Municipal José Saramago:

Conversas sobre Comportamentos Aditivos e Desporto

João Goulão – Diretor geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD)

Graça Vilar – Diretora de Departamento de Planeamento e Intervenção do SICAD

Mário Castro – Diretor de Monitorização e Informação do SICAD

Manuel Cardoso – Subdiretor geral do SICAD e médico do UDPF

9 fevereiro

11h00 – Apuramento dos 7.º e 8.º lugares

12h30 – Apuramento dos 5.º e 6.º lugares

14h30 – Apuramento dos 3.º e 4.º lugares

16h00 - Final

Cerimónia de encerramento, entrega de troféus e homenagem a Vitor Martins.