Exercício distrital em caso de cheias

Loures participa em Aqua Lx 2015

26.11.2015

De 30 de novembro a 3 de dezembro, a Câmara Municipal de Loures irá participar no exercício distrital Aqua Lx 2015, uma organização da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa (CDOS).

• notícia cheias

Organizado pelo CDOS e desenvolvido pelos serviços municipais de proteção civil dos 16 municípios que compõem o distrito de Lisboa, o exercício distrital Aqua Lx 2015 tem como objetivo testar o Plano Distrital e os planos das autarquias envolvidas, num eventual cenário de cheias. Cada município determina a forma de participação e os cenários locais, integrando a Ordem de Operações (ORDOP) Distrital.

Este exercício decorre de 30 de novembro a 3 de dezembro e, no caso específico de Loures, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) pretende recriar as situações meteorológicas registadas em 1967, em Lisboa, e 1983, em Loures, acrescidas de vento forte, envolvendo vários serviços municipais.

A participação do Município no Aqua Lx 2015 recai sobre os seguintes objetivos: exercitar os procedimentos de nível administrativo e os mecanismos de notificação; treinar ações de coordenação e gestão através do Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM); testar as comunicações e o próprio Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC); treinar a instalação de um centro de coordenação alternativo e ativação da Zona de Receção de Reforços (ZRR); e testar os procedimentos de ativação de Postos de Comando Avançados para cobrir a fase de recuperação.

O exercício distrital irá subdividir-se em quatro fases. No dia 30 de novembro realizar-se-á o acompanhamento da situação e a emissão de avisos e comunicados. No dia 1 de dezembro será ativado o PMEPC e serão realizadas duas reuniões (uma de manhã e outra à tarde) com a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC), para análise da situação e tomada de decisões. No dia 2 entrará em funcionamento o CCOM, através da instalação de uma sala de operações no SMPC, onde estarão presentes algumas entidades externas. O último dia será marcado pela instalação da ZRR, no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia (PUSIA), e pela ativação do CCOM alternativo, ao mesmo tempo que terá lugar a constituição dos Postos de Comando Avançados (zona oriental – Corporação de Bombeiros de Sacavém; zona norte – Corporação de Bombeiros do Zambujal e zona ocidental – Corporação de Bombeiros de Loures).