Loures

Festival Internacional de Bandas Filarmónicas

24.11.2015

Loures recebeu, de 20 a 22 de novembro, o Festival Internacional de Bandas Filarmónicas, num fim de semana dedicado à música.

• Festival Internacional de Bandas Filarmónicas 2015

O Pavilhão Paz e Amizade foi o palco deste Festival, que juntou diversas bandas do concelho de Loures, a Banda de Música da Força Aérea, Banda Sinfónica da PSP, Banda Musical de Arouca e as bandas espanholas “La Lira” de Toro, de Zamora, e Societat Instructiva Unió Musical de Montserrat, de Valência.

Milhares de pessoas assistiram ao festival, um dos maiores eventos do género no país, que tem vindo a ganhar destaque a nível nacional e internacional.

A abertura do encontro, dia 20 de novembro, ficou a cargo da Banda de Música da Força Aérea, criada em 1957. O concerto contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, da presidente da Assembleia Municipal, Fernanda Santos e do presidente da Junta de Freguesia de Loures, Manuel Glória. Paulo Piteira deu as boas-vindas às bandas e ao público, nomeando Loures como a ‘capital da filarmonia’ do nosso país, dada a sua larga tradição nesta tipologia de música.

A cerimónia oficial de receção às bandas teve lugar no dia 21 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, e do alcaide de Montserrat – Valência, Josep Maria Mas García.

Bernardino Soares quis “assinalar este momento, recebendo-os na sala mais importante do Município, dando uma grande dignidade a este momento e ao Festival, que é um dos maiores e mais importantes eventos do nosso concelho”.

O alcaide referiu a “importância que a música tem na vida da sociedade”, destacando os músicos como “os verdadeiros heróis, que trabalham intensa e desinteressadamente”.

Concerto para crianças

A manhã de 23 de novembro foi dedicada às crianças, com o Concerto de palmo e meio da Banda Sinfónica da PSP, que deu a conhecer aos mais pequenos instrumentos não tradicionais. Ainda houve tempo para Conversas com a Música, que alertou para a sensibilização da música na infância e para a importância das bandas filarmónicas nesse desígnio.

À tarde decorreu a última série de concertos, tendo o presidente da Câmara de Loures destacado “a importância dos músicos que trabalham durante todo o ano para formar mais públicos, a enorme musicalidade das bandas e a aprendizagem da música como uma das coisas mais bonitas da vida”.

As bandas do concelho presentes foram, por ordem de atuação, a Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Zambujal, Banda de Música da Sociedade Recreativa de Casainhos, Banda de Música da Academia Musical Recreativa de Sacavém, Banda Recreativa de Bucelas, a Banda de Música da Sociedade Recreativa e Cultural de Pinteus, Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões e Banda de Música da Academia Sons & Harmonia.