Projeto intermunicipal

Rota Histórica das Linhas de Torres em destaque na Croácia

14.10.2015

A Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) esteve representada entre os melhores projetos apresentados na conferência The Best in Heritage, que se realizou de 24 a 26 de setembro, na Croácia.

• fortes1
  • f2
  • f3
  • f4

A 14.ª edição da conferência The Best in Heritage teve lugar em Dubrovnik, na Croácia, evento anual onde são apresentados os melhores projetos museológicos e de conservação do património. A Rota Histórica das Linhas de Torres, vencedora, em 2014, do prémio União Europeia para o Património Cultural – Prémios Europa Nostra 2014, esteve presente entre os 28 projetos considerados mais inovadores e com melhores práticas.
Recorde-se que este é um projeto intermunicipal, partilhado por seis municípios (Loures, Arruda dos Vinhos, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira), que teve início em 2006 com a aprovação da candidatura ao Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu/EEA Grants, tornando possível a criação de uma rota histórica, cultural e turística.
Ana Umbelino, vice-presidente da RHLT e vereadora na Câmara Municipal de Torres Vedras, apresentou o projeto de Salvaguarda, Recuperação e Valorização das Linhas de Torres, sublinhando a importância do património das Linhas de Torres enquanto legado histórico único na Europa.
Em Loures, existem estruturas militares que podem ser visitadas através de circuitos intermunicipais: o Nó das Linhas e os Grandes Desfiladeiros e os circuitos de Ribas e Alrota/Arpim.
Loures irá assinalar o Dia Nacional das Linhas de Torres, que se comemora a 20 de outubro, com a inauguração da exposição Loures no Tempo de Napoleão e Wellington, no Edifício 4 de Outubro.