Camané encheu Pavilhão Paz e Amizade

129 anos a Festejar Loures

28.07.2015

Milhares de pessoas encheram, no dia 24 de julho, o Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, para assistir ao concerto de abertura do 129.º aniversário do Concelho, com um dos “maiores intérpretes nacionais”: Camané.

• 15496_15-Dig.-(01)
  • 15496_15-Dig.-(05)
  • 15503_15-Dig.-(04)
  • 15493_15-Dig.-(240)
  • 15494_15-Dig.-(78)
  • 129 anos a Festejar Loures

Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, se referiu a este importante nome da música portuguesa, na abertura do Festejar Loures: “O aniversário do concelho é feito para a população, para que todos possam usufruir da cultura, do artesanato, do convívio e da gastronomia. E o espetáculo que hoje aqui vamos ter, com um dos maiores intérpretes nacionais, será, com certeza, também um marco na vida do concelho e nestes 129 anos”.

Animação de rua
E foi também para assinalar que ‘Loures está de volta’ que, durante três dias, a Rua da República esteve encerrada ao trânsito, permitindo que vendedores, artesãos, e até o comércio local, saíssem à rua para animar a cidade e os vários espaços que acolheram as atividades programadas para os dias 24, 25 e 26 de julho.
O Jardim Municipal Major Rosa Bastos foi o local escolhido para receber as danças e cantares tradicionais, nomeadamente, os ranchos folclóricos do concelho, vários grupos de música tradicional portuguesa e folk, e ainda, três grupos de cante alentejano, género musical recentemente reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Também as crianças puderam usufruir deste espaço para fazer atividades artísticas, como pinturas e pequenas construções, e ainda ficar a conhecer alguns jogos tradicionais que outrora fizeram os encantos dos mais pequenos.

Muita música
Numa parceria com o movimento associativo, o palco junto aos Paços do Concelho acolheu as principais bandas e orquestras ligeiras do Município, que durante estes dias encheram o Espaço Música e revelaram, mais uma vez, a excelente qualidade do trabalho desenvolvido no concelho, a nível da formação musical.
Em destaque no Espaço Jovem, situado no Largo 4 de Outubro, estiveram os DJ’s, concertos de Pop e Rock, a Stand Up Comedy, aulas de dança abertas e um workshop de BeatBox.
Foram três dias de muita animação, um pouco por toda a cidade, que trouxeram milhares de pessoas de volta à cidade para Festejar Loures.