Música em Loures

Meeting Internacional de Clarinete

22.07.2015

Loures recebeu, de 17 a 20 de julho, o Meeting Internacional de Clarinete, sob direção artística e pedagógica do maestro António Saiote.

• Meeting Internacional de Clarinete

O objetivo da Câmara Municipal de Loures é tornar o Município na “Capital do Clarinete” e nada melhor do que começar por reunir alguns dos melhores clarinetistas do mundo: Bruno Graça, Catarina Rebelo, Harri Maki, Juan Ferrer, Vitor Pereira, Julia Heinen, Paco Gil, Georgina Sanchez Torres e Sergey Eletsky enriqueceram este evento com a sua experiência no mundo da música.
Foi assim ao longo de quatro dias. O Meeting Internacional de Clarinete Marcos Romão dos Reis Jr. realizou-se em Loures e, de 17 a 20 de julho, concentrou-se sobretudo na Academia dos Saberes, local onde tiveram lugar diversas master classes, workshops, palestras e até venda e reparação de instrumentos.
Quem se inscreveu no Meeting teve a oportunidade de participar em workshops de improvisação e em master classes, orientadas por António Saiote, com a participação de clarinetistas de renome internacional e também com alguns dos melhores clarinetistas portugueses. As palestras e mesas redondas também fizeram parte do programa, abordando temas como: a ansiedade e o seu controle na arte performativa, e aspetos colaterais da profissão musical.
Além dos concertos de alunos, todos os dias foram pontuados por concertos dirigidos ao público, de acesso gratuito, em diversas zonas do concelho de Loures. De assinalar o concerto de abertura com a Orquestra de Clarinetes Príncipes das Astúrias, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fanhões, assim como os restantes na Sociedade Filarmónica União Pinheirense, protagonizado pelas bandas filarmónicas dos bombeiros de Loures e do Zambujal, e ainda o concerto na Associação Humanitária dos Bombeiros do Zambujal, desta vez abrilhantado pelas bandas filarmónicas dos bombeiros de Fanhões e da Sociedade Recreativa e Cultural de Pinteus.
O concerto de encerramento, na igreja Matriz de Loures, contou com a presença do presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, que relembrou que o Meeting está inserido “numa política que o Município tem vindo a seguir que é a de, todos os anos, ter uma iniciativa ligada ao clarinete”.
O presidente da Autarquia destacou a vertente de espetáculo que está relacionada com este tipo de evento, mas também a de formação, reforçando “o papel importante das bandas filarmónicas que tanta vitalidade têm demonstrando no concelho de Loures”. Para o autarca, este tipo de iniciativas permitem “aprender e melhorar o desempenho de quem toca, e ao fazê-lo com professores de nível mundial, só  poderá ser traduzido em progressos assinaláveis”.
Bernardino Soares deixou ainda o desejo de que este evento “se desenvolva e se alargue, não só no concelho, como no país, de modo a que Loures se torne na ‘Capital do Clarinete’, instrumento musical que tanta tradição tem nas nossas bandas e filarmónicas”.
O concerto na igreja Matriz de Loures, protagonizado, uma vez mais, pela Orquestra de Clarinetes Príncipes das Astúrias, contou com a participação especial dos clarinetistas internacionais Paco Gil, Juan Ferrer e Sergey Eletsky, que atuaram como solistas.
O maestro António Saiote não quis deixar de demonstrar “o orgulho pelo que se passou em Loures ao longo destes quatro dias”, sublinhando a “clarividência e sensibilidade das autarquias envolvidas na organização” e agradecendo à Câmara de Loures o facto de ter “abraçado um projeto cultural sem nenhum interesse especial”.
Organizado pela Câmara Municipal de Loures, em parceria com a Junta de Freguesia de Loures e com o apoio da União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal, este Meeting contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara de Loures, Paulo Piteira,  de Manuel Glória e João Florindo, presidentes da Junta de Freguesia de Loures e União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal.