Loures sem fogos

01.07.2015

O dia 1 de julho marca o início do período crítico da época de incêndios em Portugal. A chamada Fase Charlie prolonga-se até 30 de setembro. Até lá, saiba como prevenir e evitar os incêndios florestais.

• Posto de vigia 1
  • Observação no posto de vigia
  • posto de vigia 2

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Loures alerta que é preciso agir em conjunto para evitar os incêndios florestais, que são uma das principais catástrofes em Portugal.

Colocam em perigo pessoas e bens, provocando múltiplos impactes ambientais negativos. As causas são variadas, mas, na maior parte das vezes, têm origem no descuido humano.

Nos dias mais quentes, com vento e humidade baixa, o risco de incêndio é maior, pelo que é necessário aumentar a atenção. Durante o período crítico é proibido lançar quaisquer tipos de foguetes, balões com mecha acesa e a utilização de fogo-de-artifício, não sendo autorizada a realização de queimadas ou queima de sobrantes nos espaços rurais.

Posto de vigia de Montachique intervencionado

No sentido de melhorar a deteção de focos de incêndio, a Câmara Municipal de Loures efetuou obras de requalificação do Posto de Vigia – Apolo 11.07, situado no Cabeço de Montachique.

A intervenção contemplou a revisão de toda a estrutura, com a colocação de parafusos, cabos/esticadores, acrílicos, e novos degraus na escada de acesso. A mesa central que suporta o limbo e o monóculo, o quadro elétrico e o armário de apoio foram igualmente alvo de melhoramentos.

O posto de vigia é um local fulcral na época de incêndios, já que daqui se pode avistar todo o território de Loures, mas também vários concelhos limítrofes: Lisboa, Sintra, Odivelas, Mafra, Vila Franca de Xira, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Torres Vedras, Alenquer, entre outros da margem Sul do Tejo.

Inaugurado em 1997, o posto de vigia de Montachique está situado a 409 metros de altitude e encontra-se integrado na Rede Nacional de Postos de Vigia.

Funciona de 1 de julho a 30 de setembro – fase mais crítica da época de incêndios – em três turnos de oito horas cada, preenchidos por elementos de várias corporações de bombeiros do concelho.

Comunicado da Proteção Civil

pdf_final