LOURES EM CONGRESSO

Revitalização dos centros urbanos em debate

01.07.2015

Realizou-se, dia 23 de junho, em Camarate, uma sessão do Loures em Congresso subordinada ao tema Intervir para Revitalizar. Esta iniciativa inseriu-se no âmbito do projeto de revitalização dos centros urbanos de Camarate, Loures, Moscavide e Sacavém.

• Vista interior da igreja de Camarate
  • Vista exterior da igreja de Camarate
  • Vista lateral da igreja de Camarate
  • intervenientes 1
  • Intervenientes 2
  • Intervenientes 3
  • Público 1
  • Público 2
  • Igreja de Camarate

A sessão teve como objetivo discutir a revitalização dos centros urbanos, nomeadamente nos domínios do espaço público, do edificado, da economia, do património, da cultura e da ação social.

O Município de Loures pretende dar início a este processo nas localidades de Camarate, Loures, Moscavide e Sacavém, através de uma intervenção integrada dos centros urbanos, que serão conservados e modernizados através da realização de obras de remodelação ou beneficiação dos sistemas de infraestruturas, dos equipamentos existentes, dos espaços públicos, das áreas comerciais, bem como será desenvolvida uma intervenção nas áreas do ordenamento do território, da coesão social, em suma, da qualidade de vida de todos os agentes que habitam, trabalham ou se deslocam a estes locais.

"Estamos aqui para falar de centros urbanos, dando prioridade a quatro núcleos urbanos do concelho, através de um trabalho que se pretende iniciar de revitalização destes centros, valorizando o edificado, a cultura e o património aí existentes", referiu o presidente da Câmara Municipal de Loures.

Bernardino Soares explicou que este processo “exige um esforço não só do Município, mas também de outros intervenientes e agentes que usufruem destes núcleos urbanos, transformando-os em espaços melhores para se viver”.

Moderado pelo arquiteto Alfaro Martins, a sessão contou com a participação de João Ferrão, do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa, Nuno Lourenço, responsável pelo projeto Espaço Público do Cacém, Mariana Paisana, criadora do projeto Rés do Chão, e do vereador da Câmara Municipal de Loures responsável por esta área, António Pombinho.

João Ferrão trouxe para discussão as diferentes intervenções de regeneração urbana – reabilitação de edifícios isolados, reabilitação e revitalização urbana – e quais os seus impactes no território. Já Nuno Lourenço trouxe o exemplo de intervenção urbana realizado no Cacém – Espaço Público do Cacém –, projeto que fez parte do Plano de Pormenor da Área Central do Cacém e que integrou o programa POLIS. O projeto de reabilitação e regeneração urbana Rés do Chão foi explicado por Mariana Paisana, sendo o seu principal objetivo a revitalização e dinamização das cidades, através da reocupação e reabilitação de pisos térreos desocupados.

Visita a ruas e ruelas de Camarate

“Foi simples e fácil decidir avançar com o projeto de revitalização dos núcleos urbanos de Camarate, Loures, Moscavide e Sacavém”, afirmou o vereador António Pombinho. A sua intervenção ficou ainda marcada pela enumeração dos objetivos comuns a todos os centros urbanos: modernização e qualificação do espaço público e imagem de centro urbano, definindo uma estratégia de intervenção a curto, médio e longo prazo; promover a autoestima e sentido de pertença dos moradores; potenciar e qualificar o comércio local; incentivar a reabilitação e ocupação de edifícios devolutos ou desocupados; intervenção nos passeios, tendo em vista a acessibilidade e mobilidade pedonal e ciclável; regulação do trânsito e articulação com a rede de transportes públicos; definir estratégias de acessibilidade e estacionamento; salvaguarda e valorização do património arquitetónico, historial e cultural.

Ainda antes de esta sessão ter tido início, realizou-se uma visita guiada à igreja paroquial de São Tiago de Camarate – património de interesse público –, bem como às ruas e ruelas desta localidade, momento ao qual se seguiu a atuação do Grupo Coral Cristo Rei da Portela.