Dia Mundial da Água assinalado em Loures

22.03.2021

A Câmara Municipal de Loures, em parceria com os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR), assinalou, a 22 de março, o Dia Mundial da Água, dando continuidade à campanha Beba Água da Torneira e ao projeto O mar começa aqui!

• Dia Mundial da Água assinalado em Loures 1
  • Dia Mundial da Água assinalado em Loures 2
  • Dia Mundial da Água assinalado em Loures 3
  • Dia Mundial da Água assinalado em Loures 4
  • Dia Mundial da Água assinalado em Loures 5
  • Dia Mundial da Água assinalado em Loures 6
  • Dia Mundial da Água assinalado em Loures 7
  • Dia Mundial da Água assinalado em Loures 8

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Água, o Município de Loures deu continuidade à campanha para a promoção do consumo de água da torneira, que tem como objetivo apelar ao uso desta água e alertar para a produção de resíduos associados à água engarrafada, incentivando ao consumo humano deste recurso de qualidade no Município.

A esta campanha, a Câmara Municipal de Loures associou também o projeto O mar começa aqui!, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), através do qual se pretende alertar para a importância que os sumidouros assumem, ao garantirem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. Contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer da atividade humana, com graves consequências, tanto nos ecossistemas terrestres, como nos ecossistemas marinhos.

Para assinalar este dia, o Município promoveu uma ação de sensibilização ambiental que pretendeu alertar a população para a importância de combater a poluição dos recursos hídricos do planeta. Tendo por base o projeto O mar começa aqui!, a ação contou ainda com a participação de 16 alunos do 4.º ano da Escola Básica n.º 2 de Loures (Mealhada), que pintaram imagens em diversos sumidouros existentes no Parque Adão Barata, em Loures, por forma a chamar a atenção para o facto daqueles dispositivos serem importantes pontos de entrada de resíduos, os quais têm, invariavelmente, o mesmo destino final, o oceano.

“Estamos aqui hoje para assinalar o Dia Mundial da Água, um dia muito importante em que todos queremos passar uma mensagem de defesa e poupança deste recurso escasso, e de garantia de que vamos ter água, durante muitos anos, para a nossa vida, dos animais, das plantas e da natureza do ecossistema do nosso planeta”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Loures, que marcou presença nesta iniciativa.

Bernardino Soares salientou que esta poupança de água faz-se com “atos muito simples” e com “investimentos de entidades públicas”, para garantir que “a água é um bem preservado e precioso para a vida no futuro”.

O autarca fez ainda referência à problemática do plástico nos oceanos: “Hoje chamamos a atenção para o facto de não precisarmos de consumir garrafas de água de plástico, porque a água das nossas torneiras, que é fornecida pelos SIMAR, é muito boa para se beber. E, com o uso da água da torneira e de garrafas reutilizáveis, poderemos evitar que o plástico se acumule nos nossos resíduos, oceanos e campos, como cada vez mais vai acontecendo.”

Hugo Pereira, vice-presidente da empresa Águas do Tejo Atlântico, sublinhou a importância do projeto O mar começa aqui!, “pois é através das várias formas de receção da água que conseguimos tratá-las nas nossas estações de tratamento de águas residuais, nas nossas fábricas de água, de forma a dar a ideia não só daquilo que é a nossa indústria, mas também da própria reutilização da água, que é um aspeto fundamental”.

“O que hoje vamos aqui fazer é mostrar que toda a água que entra nas várias condutas existentes aqui no parque, no final vai chegar ao mar e, como tal, temos de ter todo o cuidado para que chegue nas melhores condições possíveis. E só conseguimos fazer aquilo que é a nossa função, se nos unirmos às escolas, câmaras municipais, SIMAR e às empresas”, explicou o vice-presidente da Águas do Tejo Atlântico.

Já Rui Abreu, diretor delegado dos SIMAR, explicou a história e a origem da água às crianças da Escola Básica n.º 2 de Loures, bem como a utilização que deve ser feita a este bem que “é escasso e não é ilimitado, e que deve ser tratado com muito cuidado”.

Esta ação de sensibilização teve como madrinha convidada a atriz Ana Varela, que marcou presença na iniciativa, participando com os alunos na pintura dos sumidouros.

Uma garrafa reutilizada para os trabalhadores municipais

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, o presidente da Autarquia ofereceu, simbolicamente, durante o período da tarde, uma garrafa reutilizada e personalizada aos trabalhadores municipais de algumas unidades orgânicas da Câmara Municipal, como forma de assinalar esta data e de agradecer o seu contributo na promoção da sustentabilidade ambiental do concelho. Todos os trabalhadores receberão a sua respetiva garrafa.