Parque Urbano de Santa Iria de Azóia promove debates

Por um ambiente melhor

12.06.2015

Cemitério de Loures – História com ciprestes, perpétuas e vitrais foi o tema do debate realizado no dia 11 de abril no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia (PUSIA).

• Por um ambiente melhor

O debate teve lugar no Centro de Educação Ambiental no PUSIA e teve como objetivo a apresentação do projeto da Câmara Municipal de Loures para a valorização do património do Cemitério de Loures.
O projeto pretende conhecer, através da investigação que está ser desenvolvida, o que é este cemitério e o que representa para a cidade, colocando em evidência o seu valor enquanto sítio histórico e projetando-lhe novas funções.
Estão previstas obras de requalificação do cemitério, onde a visão de gestão cemiterial e turística está presente,  prevendo-se a conclusão da primeira fase até 4 outubro de 2015.
Este debate insere-se no âmbito de um plano de dinamização do PUSIA, que já contou com a realização de um outro debate, a 16 de maio, dedicado às reutilizações criativas. Utilização de plástico PET e de revistas de arte para fazer joalharia, de óleos alimentares para confecionar velas ecológicas, foram alguns dos exemplos que mostraram que se pode olhar para o lixo de forma diferente.
A Câmara Municipal de Loures está a promover, desde abril, um conjunto de debates de temas relacionados com o ambiente, que serão retomados a 10 de outubro com o debate Mitos sobre árvores em espaço público, e no dia 7 de novembro com Vantagens e desvantagens dos veículos elétricos, ambos às 15 horas no PUSIA.