Seminário Internacional

Redes para o Desenvolvimento e o poder local

04.06.2015

A Descentralização no espaço da CPLP e o impacte no Desenvolvimento Local foi o tema debatido no seminário organizado no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente.

• Redes para o Desenvolvimento e o poder local

Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, foi o moderador do primeiro painel que debateu A importância do Poder Local no Desenvolvimento do Território, realizado no dia 2 de junho, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, em Lisboa.
“Vamos ter oportunidade de trocar opiniões e debater matérias tão importantes como o papel do poder local na cooperação internacional, e que acaba por ter reflexo nas populações dos municípios e na satisfação das suas necessidades quotidianas”, referiu Bernardino Soares. “Pensar local e agir global” foi a ideia principal lançada para debate pelo presidente da Câmara de Loures, referindo que “o envolvimento em iniciativas de cooperação deverá ser realizado olhando para as necessidades efetivas das pessoas”.
O primeiro painel contou com a participação de Ekeneide Lima, presidente da Câmara Distrital de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, que começou por dizer que “a autonomia municipal é a forma mais universal de descentralização”, conduzindo à “promoção e dinamização de um tecido social consciente e participativo”.
Ekeneide Lima elegeu como eixo central de atuação do poder local em São Tomé e Príncipe, o combate à pobreza e melhoria de vida dos munícipes, reduzindo as diferenças sociais e distribuindo melhor os rendimentos. Como exemplo dos progressos obtidos, referiu a construção de centros de saúde e jardins-de-infância, abastecimento de água potável, sinalização dos acessos, construção de praças, entre outros.
Vítor Ramalho, secretário-geral da UCCLA, – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – reforçou a ideia de que “o Estado não pode deixar de ser parceiro das autarquias, até porque estas ainda apresentam um grau muito precário de meios para dar resposta a grande parte dos problemas. A articulação deve ser interativa, com o Estado a ter aqui um papel importante”.
“O desenvolvimento e a cooperação necessitam de governos locais fortes”, referiu António Zurita, da Rede Espanhola CONFOCOS, convidado a fechar o primeiro painel. “O papel do governo local no desenvolvimento territorial depende de vontade política e de capacidade técnica. Só assim é possível a participação em redes de cooperação”.
O seminário debateu ainda a temática da cooperação descentralizada e o trabalho em rede, contando com a presença, entre muitas outras entidades, da presidente da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, Susana Amador, e da presidente do Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho.
Este evento realiza-se no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: educação global para uma cooperação mais eficiente, implementado pela Câmara Municipal de Loures em parceria com o Instituto Marquês de Valle Flôr e com a Câmara Municipal do Seixal, e cofinanciado pela União Europeia e pelo instituto Camões.