LOURES EM CONGRESSO

O futuro dos bombeiros e o seu financiamento

03.06.2015

O quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sacavém abriu portas, dia 30 de maio, para um novo debate do Loures em Congresso, desta vez subordinado ao tema O futuro das AHBV e o seu financiamento.

• O futuro das AHBV e o seu financiamento

Moderado pelo presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, esta iniciativa teve como principal objetivo debater o futuro, as linhas orientadoras e o financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV).

Bernardino Soares afirmou que o debate acontece tendo em “consideração as dificuldades das associações de bombeiros e o recuo do Estado no que respeita às suas responsabilidades ao nível do socorro e das suas atividades. Não esqueçamos que a maioria do socorro é feito sob incidência do voluntariado”.

Este debate teve como oradores Carlos Rabaçal, vereador que tutela a área da Proteção Civil e Bombeiros da Câmara Municipal de Setúbal, Jacinto Domingos, presidente da assembleia-geral da AHBV de Algueirão-Mem Martins, e Rodeia Machado, vice-presidente do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Carlos Rabaçal apresentou a realidade do seu corpo de bombeiros, revelando que “a Câmara Municipal de Setúbal investe, anualmente, no funcionamento dos seus bombeiros sapadores, cerca de 2,7 milhões de euros, e que, nos últimos quatro anos, foram adquiridos equipamentos e viaturas no valor de 3,2 milhões de euros – com recurso a fundos comunitários”. Já Jacinto Domingos, fez um enquadramento da realidade das 435 associações humanitárias do país, centrando-se nos temas do financiamento, transporte de doentes, incêndios florestais, formação continua, equipamentos de proteção individual e contratação coletiva. Rodeia Machado destacou o facto de a proposta de Lei de financiamento ter sido trabalhada pela Liga dos Bombeiros Portugueses e que, “embora não tenha sido a mais desejada, foi a que foi possível discutir e aprovar”.

Presentes neste debate estiveram os presidentes das uniões de freguesias de Santa Iria de Azóia, Bobadela e São João da Talha e de Camarate, Unhos e Apelação, Nuno Leitão e Arlindo Cardoso, respetivamente, bem como representantes das várias corporações de bombeiros do concelho.

Apresentação Carlos Rabaçal

Apresentação Jacinto Domingos