Ir para o Conteúdo

Até maio 

Loures na Rota para a Liberdade


Loures na Rota para a Liberdade (1958-1976) é o nome da exposição patente no Arquivo Municipal de Loures – uma mostra evocativa do 40.º aniversário da Revolução dos Cravos.

Esta mostra documental apela às memórias anteriores a 25 de Abril de 1974, colocando em destaque o comportamento das autoridades e dos cidadãos perante vários acontecimentos políticos, económicos e sociais, determinantes para o desenrolar dos acontecimentos entre os anos 50 e 70 do século XX.

O período cronológico que o Arquivo Municipal de Loures revela com documentos do seu acervo representa, em termos políticos e institucionais, o desmoronar do Império Colonial Português, iniciado em 1954. Quase ao mesmo tempo estendia-se o confronto militar e a guerrilha para os territórios africanos de Angola, em 1961, Guiné, em 1963, e Moçambique, em 1964.

Os visitantes poderão ainda ver alguma da correspondência trocada entre as autoridades locais e as principais forças repressivas do Estado Novo, a GNR e a PIDE, na qual se pode observar o escrutínio a que os cidadãos estavam sujeitos no seu dia a dia, principalmente com aqueles que desejavam manter uma cidadania mais intensa no associativismo e na vida política local ou nacional.

 

 



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora