Ir para o Conteúdo

28 outubro

À Conversa com…


O Museu de Cerâmica de Sacavém recebe, no dia 28 de outubro, às 15h00, mais uma sessão de À Conversa com…, desta vez com Célia Pilão.

 

Célia Pilão vai falar sobre Carolina (Beatriz Ângelo) tenha cuidado, descanse um pouco..., conversa que terá como ponto de partida a biografia de uma mulher que, desde muito cedo, se dedicou à medicina e à causa feminista.

Carolina foi uma mulher destemida. Nasce a 1878, na cidade da Guarda. Filha de pais remediados, frequenta a escola primária e o liceu na Guarda e viaja para Lisboa, em 1899, como aluna de medicina, terminando o curso em 1902, com 24 anos. Foi a primeira cirurgiã do Hospital Real de São José.

Entre 1906 e 1911, Beatriz Ângelo desenvolve múltiplas atividades, das quais se destacam: vogal do Comité Português da Associação Francesa La Paix et le Désarmement par les Femmes; fundadora do Grupo Português de Estudos Feministas; iniciada na loja maçónica Humanidade; ativista do Livre-Pensamento; cofundadora e presidente da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas; e presidente da Associação de Propaganda Feminista.

A partir de 5 de outubro de 1910, encabeça o seu último combate no movimento sufragista e torna-se a primeira mulher portuguesa a exercer o direito de voto nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, em 28 de maio de 1911. Morre a 3 de outubro do mesmo ano.

Esta conversa faz parte de um conjunto de conversas temáticas que se encontram a decorrer ao longo de 2017, no Museu de Cerâmica de Sacavém.

 

Saiba mais

pdf_final

 



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora