Ir para o Conteúdo

Inscrições

Simpósio Medicina, investigação e sociedade 


Estão abertas as inscrições para a apresentação de comunicações e posters para o Simpósio Medicina, investigação e sociedade na transição para o século XX.

O prazo para apresentação de comunicações termina a 31 de outubro. As restantes inscrições deverão ser feitas até 31 de janeiro de 2017, ficando a sua aceitação condicionada à lotação da sala. A participação é gratuita.

 

Integrado no programa de evocação do centenário da morte do Dr. António Carvalho de Figueiredo, o simpósio decorrerá em Loures, no dia 18 de março de 2017, no auditório da Escola Secundária Dr. António Carvalho de Figueiredo.

 

António Carvalho de Figueiredo (1853-1917) nasceu e viveu no lugar do Barro, em Loures. Formou-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, em 1879, e foi o primeiro subdelegado de saúde do concelho de Loures, mantendo-se nesse cargo até à data da sua morte.

 

O Município onde Carvalho de Figueiredo nasceu, viveu e morreu reconheceu já a sua longa carreira dedicada à medicina, à sociedade e à República, imortalizando a sua memória em espaços públicos de Loures. Não obstante, e por ocasião do centenário da sua morte, tratar-se-á de recordar António Carvalho de Figueiredo e os seus contributos para o progresso social de Loures e para a emergência de um novo conceito de saúde pública.

 

Da comissão organizadora fazem parte, a Câmara Municipal de Loures e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, sendo a comissão científica composta por Isabel Amaral (CIUHCT/FCT NOVA), Amélia Rincón-Ferraz (MHMUP/FMUP), José Abílio Coelho (Lab2PT_UM), Hugo Soares (NOVA) e Celeste Gonçalves (ENSP).

 

Não excluindo outros, consideram-se tópicos de interesse o exercício da medicina pelo médico municipal; higiene e saúde pública: domínios sociais e científicos que evoluíram nos finais de Oitocentos - os contributos locais na afirmação do sanitarismo moderno em Portugal; tuberculose, malária e doença do sono: doenças emergentes a que António Carvalho de Figueiredo dedicou particular importância – a investigação e o laboratório, na linha da teoria pasteuriana; a obra do enxugo da várzea de Loures e o seu impacto social e na saúde pública - a transição da agricultura tradicional para uma agricultura intensiva.

Igualmente relevantes são os tópicos relacionados com o pensamento político e a intervenção social dos médicos, no período final da Monarquia e início da República; o tema dos médicos portugueses e o impacto da Grande Guerra; saúde pública, higiene e sanitarismo da segunda metade do século XIX até ao fim da Grande Guerra; as epidemias e as patologias emergentes na transição do século XIX para o século XX e o ensino e a prática da medicina e da farmácia em Portugal.

 

Informações adicionais

 

Divisão de Cultura

Museu Municipal de Loures

Quinta do Conventinho, EN 8, Km 4.3

2670-346 Loures

Tel.: (+351) 211 150 660

Endereço eletrónico: dc@cm-loures.pt / centenario_acf@cm-loures.pt

 

Normas
normas novas simpósio

 

Inscrições
inscrições novas simpósio

 

 

 

 

 

 



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora