Ir para o Conteúdo

Museu de Cerâmica de Sacavém

Exposição Arqueologia Industrial


O Museu de Cerâmica de Sacavém tem patente, até 8 de maio, a exposição Arqueologia Industrial. Um mundo a descobrir. Um mundo a defender. 30 anos depois.

Esta exposição remete-nos para a importância da defesa do património industrial na preservação da memória do trabalho, na análise da intervenção humana e das transformações operadas no meio social, económico, bem como na mudança das paisagens.

O século XXI trouxe uma nova atitude, obrigando a UE e a UNESCO a desenvolverem uma agenda que culminou com a comemoração do Ano Europeu, em 2015. O património industrial constitui uma parte essencial da identidade europeia, nacional e local, enquanto testemunho de um importante contexto histórico de interação entre saberes, conhecimentos, tecnologias e processos comuns.

Os seus vestígios possuem inegável valor histórico, tecnológico, científico, arquitetónico, social e socializante, enquanto parte do percurso de vida de homens e mulheres, conferindo-lhes um importante sentimento identitário. No entanto, o património industrial é altamente vulnerável, muitas vezes destruído por falta de conhecimento, documentação, reconhecimento, proteção, pelas novas tendências económicas, como a terciarização das economias, pela dimensão e complexidade do edificado fabril e as questões ambientais associadas. Outrora um dos mais industrializados de todo o país, o Município de Loures está hoje atento à necessidade de promover o estudo, a salvaguarda e preservação dos mais importantes vestígios da indústria local, orientando as políticas socioculturais e museológicas nesse sentido.

Esta exposição é realizada em parceria com a APAI – Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.

Saiba mais
flyer industrial






 



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora