Ir para o Conteúdo

BMJS

Exposição Um percurso de liberdade


Está patente na Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS), em Loures, a exposição Urbano Tavares Rodrigues: Um percurso de liberdade.

A exposição, patente até 30 de janeiro de 2016, pretende homenagear e divulgar as diversas facetas de Urbano Tavares Rodrigues, nomeadamente o seu lado de escritor, jornalista, professor, crítico literário e militante comunista.
No âmbito da exposição, irá ainda realizar-se, no dia 20 de novembro, pelas 21h00, na BMJS, uma tertúlia à volta da vida e obra do escritor, que contará com a presença de convidados ligados aos meios literário e académico.
 

Uma vida ligada à carreira literária
Urbano Tavares Rodrigues nasceu em Lisboa, a 6 de Dezembro de 1923, filho de uma família de grandes proprietários agrícolas de Moura, Alentejo.  Foi em Moura que fez a escola primária, tendo, depois, já em Lisboa, ingressado no Liceu Camões. Licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde cursou Filologia Românica. Desde cedo começou a militar na oposição ao Estado Novo. Isso valeu-lhe o impedimento de trabalhar como professor. Passou pela prisão em Caxias e foi para um longo exílio em França. Em Paris, conheceu alguns dos intelectuais da década de 1950, caso de Albert Camus, de quem foi amigo e que era presença frequente nas suas conversas. Foi professor na Faculdade de Letras, crítico literário e esteve sempre ligado ao Partido Comunista Português. 

Saiba mais
utr99

Tertúlia literária
utrtertúlia








 



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora